No domingo (30/06), depois de participar de uma missa na Igreja São Pedro e São Paulo, na localizada de São Paulo de Viana, onde assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação da estrada que liga aquela localidade ao bairro Formate, o governador Renato Casagrande (PSB) já havia antecipado uma importante informação ao ‘site’ Blog do Elimar Côrtes: “Eu sempre gosto de dizer que não é hora da gente comemorar nada, mas nesse mês de junho, que encerra hoje [domingo], certamente será um mês com o menor número de homicídios da série histórica do Espírito Santo.” O governador não tinha ainda os dados oficiais, que vão ser divulgados nesta segunda-feira (01/07) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) – mesmo porque, o domingo ainda não havia se encerrado –, mas ele tinha razão: graças aos efeitos benéficos das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o Espírito Santo fechou o primeiro semestre de 2024 com o menor número de assassinatos dos últimos 28 anos, sendo o melhor resultado da série histórica.
Ao todo, o Estado registrou 433 assassinatos, sendo uma redução de 15,8% em relação ao ano de 2023. No período de janeiro a junho do ano passado, foram registrados 514 assassinatos. O mês de junho de 2024 foi o melhor entre todos os meses desde 1996, com a ocorrência de 41 assassinatos. Todas as cinco regiões do Estado apresentaram decréscimo de homicídios. Houve queda também no número de latrocínio (roubo seguido de morte). Nos primeiros seis meses de 2023, foram 16 vítimas, contra 14 agora em 2024. Teve ainda redução de morte causada por lesões corporais. Neste ano de 2024, são quatro casos, contra 13 em 2023:
“Fechamos o mês de junho e o primeiro semestre deste ano com o menor índice de homicídios da série histórica. Não há o que comemorar enquanto houver pessoas perdendo a vida, mas é importante registrar que as nossas ações e investimentos através do Estado Presente estão reduzindo a violência no ES [Espírito Santo]. Seguimos trabalhando para fortalecer cada vez mais a segurança pública do nosso Estado”, pontuou Renato Casagrande, que no domingo, antes de ir para São Paulo de Viana, zona rural do município, recebeu Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, o 1º Encontro de Ciclistas, coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). Mais de 200 ciclistas participaram do evento.
Na Região Metropolitana, a queda é de 8,9%, sendo assim, como no Estado, o menor número de assassinatos desde 1996. No Norte, são 25,9% a menos que o ano passado. Nas regiões Sul, Noroeste e Serrana, as quedas chegaram a 13%, 16% e 35,5%, respectivamente. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, disse que os resultados são reflexo de um trabalho de longa data, que busca alinhar, dentro do programa Estado Presente, o combate à criminalidade em todas as frentes.
“Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas. Além disso, temos um programa que é diretamente gerido pelo governador Renato Casagrande, o Estado Presente, que foca muito na parte social do problema. A longo prazo teremos grandes resultados e um Estado muito menos violento”, destacou Ricas.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, coordenador do Programa Estado Presente, falou sobre o papel das ações articuladas nos resultados obtividos.
“Mais uma vez o Espírito Santo alcança indicadores históricos na segurança pública. Tivemos o menor número de homicídios registrados em um mês desde janeiro de 1996. Muito mais do que números, são vidas preservadas! Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policias, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social e que está, claramente, atingindo resultados importantes”, pontuou.
Raio X da Grande Vitória em 2024:
Na Região Metropolitana da Grande Vitória, o período de janeiro a junho de 2024 foram registrados 215 homicídios, contra 236 no mesmo período de 2023. É também o melhor resultado da série histórica, iniciada em 1996.
Serra: O município registrou seis 6 homicídios em junho. No acumulado,
ainda apresenta aumento: foram 57 registros em 2024 e 50 em 2023, aumento de 14%. Dono da maior população capixaba, Serra é o município com maior quantidade de registros de homicídios do Estado.
Cariacica: Depois de um mês com número elevado de registros de homicídios, Cariacica volta a marcar menos de 10 homicídios no mês. Em junho foram registrados nove mortes. No acumulado do ano o município apresenta redução de 8% (em abril o percentual de redução era de 24%) com 55 registros em 2024 e 60 registros em 2023.
Vitória: No mês de junho, a Capital capixaba registrou um homicídio (melhor resultado do ano). No acumulado do ano o município ainda apresenta aumento de 5% (em abril o percentual de aumento era de 14%), foram 35 registros no período de janeiro a junho de 2024 contra 37 registros no mesmo período de 2023.
Vila Velha: O município registrou nove assassinatos em janeiro, oito no mês de fevereiro, 11 homicídios em março, sete em abril, 11 em maio (pior resultado do ano, junto com março) e sete em Junho. No acumulado do ano, Vila Velha apresenta redução de 26%, com 53 registros no período de janeiro a junho de 2024 e 72 registros no mesmo período de 2023.