A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23/05) pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre a opinião dos eleitores de Vitória procurou saber também o impacto dos apoios na decisão de votar em um candidato a prefeito de Vitória de três figuras políticas: o governador Renato Casagrande (PSB), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dos três, Casagrande é o que possui a maior capacidade de influenciar os leitores na Capital do Espírito Santo, conforme resultado da pesquisa.
A Paraná Pesquisa fez o levantamento em Vitória entre os dias 17 e 22 de maio de 2024 para saber a opinião dos eleitores da Capital sobre a preferência em quem votar para prefeito nas eleições de outubro de 2024. À pergunta “Com certeza votaria”, 26,5% responderam que votariam em candidato indicado por Bolsonaro; 25% no que será apoiado por Casagrande; e 21,8% no quem Lula indicasse. À outra pergunta “Poderia votar”, 43% dos eleitores disseram que no nome indicado pelo governador Renato Casagrande; 26,1% naquele apontado pelo ex-presidente Bolsonaro: e 23,5% no nome apoiado por Lula.
A soma dessas duas primeiras perguntas dá 68,8% de índice para o governador Renato Casagrande; 52,6% para Bolsonaro; e 44,3% para o presidente Lula. A terceira pergunta, dentro da pesquisa denominada de ‘Impacto da indicação…na decisão de votar em um candidato a Prefeito de Vitória”, 43,1% responderam que “jamais votariam” no nome sugerido por Bolsonaro. Ele só perde para o presidente Lula, cujo índice nessa pergunta chega a 50,5%. Em relação a Casagrande, apenas 26,4% disseram que “jamais votariam” no candidato indicado pelo atual governador capixaba, que, na manhã desta quinta-feira, participou do desfile cívico-militar, em Vila Velha, em homenagem aos 489 anos de Solo Espírito-Santense, onde foi aplaudido pelo público.
Sobre a pesquisa
A coleta de dados para a pesquisa foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 17 e 22 de maio de 2024. A amostra é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 800 eleitores. Tal amostra representativa do município de Vitória atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.
Coleta de dados realizada por equipe especializada e treinada pela Paraná Pesquisas, com experiência em pesquisas de opinião. O trabalho de cada entrevistador foi auditado em aproximadamente 20,0% para a garantia da qualidade dos dados coletados.