Os ônibus do Sistema Transcol vão passar a contar com aparelhos de reconhecimento facial conectados ao Programa Cerco Inteligente, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). É o que estabelece indicação feita pelo deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) ao Governo do Estado, à Sesp e à Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na sessão ordinária de quarta-feira (08/05) da Assembleia Legislativa.
Na justificativa do projeto, Tyago Hoffmann explica que o objetivo é garantir mais eficiência no combate a crimes e aumentar a segurança pública na Região Metropolitana da Grande Vitória, não só aos usuários do Sistema Transcol, mas a toda população. De acordo com o parlamentar, se trata de uma estratégia para controlar a criminalidade, tendo em vista que muitos condenados pela Justiça deixam a prisão durante o benefício previsto na Lei de Execuções Penais chamado de ‘saidinhas’, não retornam e, muitas vezes, voltam para a vida do crime. Além disso, também pretende evitar que bandidos utilizem o Sistema Transcol para cometer crimes em outras localidades.
“A indicação é para que nós tenhamos mais uma medida eficiente de segurança pública, porque uma vez que esses aparelhos estejam ligados ao Cerco Inteligente de Segurança, que tem inteligência artificial, reconhece o rosto e joga esse rosto dentro de um banco de imagens, de pessoas foragidas, por exemplo, nós vamos ter mais segurança dentro dos ônibus Transcol, podemos encontrar pessoas desaparecidas, evitar que crimes sejam cometidos e impedir que esses bandidos também entrem no ônibus para cometer algum tipo de crime”, disse Tyago Hoffmann.
O deputado já vinha estudando o Projeto de Indicação, que será acolhido pelo Governo do Estado. E foi apresentado junto à repercussão do assassinato do policial civil aposentado José Maria Gagno Intra, 56 anos, ocorrido na noite de terça-feira (07/05) em Ponta da Fruta, Vila Velha. O assassino, Joberto Gil Cardoso, 47 anos, foi preso em flagrante e cometeu o crime horas depois de deixar a Penitenciária Estadual de Vila Velha VI, beneficiado pela ‘saidinha’ do Dia das Mães.