Com um passeio ciclístico de pouco mais de 8 quilômetros, o governador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), inauguraram na manhã deste domingo (05/05) a nova Avenida Carlos Lindenberg. Inaugurada em 8 de setembro de 1951 – mesma época do 4º centenário de Vitória, a capital capixaba -, a Avenida, que atravessa dezenas de bairros, recebeu obras de construção de galerias de águas pluviais e novo asfalto. São investimento de R$ 16,4 milhões, que visam, sobretudo, reduzir os alagamentos em épocas de fortes chuvas. A Carlos Lindenberg está revitalizada, sinalizada e conta com mais pistas. Uma nova galeria construída tem capacidade de armazenamento de aproximadamente 16 milhões de litros e atua diretamente na drenagem das águas provenientes das duas bacias em seu entorno. O domingo marcou a inauguração da obra de construção de galeria de águas pluviais na cidade.
Casagrande e Arnaldinho Borgo comandaram o pedalaço, que contou com a participação de dezenas de ciclistas da Grande Vitória, a partir das 8 horas, numa concentração que aconteceu em frente à Transportadora Continental, numa das entradas da Grande Cobilândia. De lá, todos pedalaram mais de 8 quilômetros até a Prainha. Enquanto segurava seu neto Cauã no colo, o governador fez uma rápida mensagem às pessoas persentes. Falou da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha e citou diversas obras. Por sua vez, Arnaldinho Borgo citou que o domingo é um dia histórico para a cidade:
“Este é um dia para se comemorar a união da política. Uma cidade equilibrada, como Vila Velha, tem que ser construída por várias mãos. E uma dessas mãos é a do governador Renato Casagrande. Minha maior meta é unir e cuidar das pessoas, entregando obras como a nova Carlos Lindenberg e ao Parque da Prainha. Fazemos essas ações com sustentabilidade e diálogo. Essa é a chave do sucesso para termos uma Vila Velha do futuro”, disse o prefeito.
Na entrevista à imprensa, Arnaldinho Borgo afirmou que a nova Carlos Lindenberg muda a vida da população em vários aspectos: “O primeiro aspecto é diminuir os alagamentos em nossa cidade, porque foram construídas galerias ao longo da Avenida para escoar a água da chuva muito mais rápido, o que é uma bênção na vida dos moradores dessas regiões. Outro aspecto é que toda a Carlos Lindenberg está recapeada, sinalizada, melhorando a mobilidade de ir e vir das pessoas. E hoje finalizando aqui na Prainha, junto com o governador Casagrande, numa parceria que está dando certo e transformando a vida das pessoas para melhor.”
O prefeito afirmou ainda que, no dia 23 de maio, quando se comemora o Dia do Solo Espírito-Santense – Vila Velha é o berço da colonização capixaba –, vai anunciar mais obras para o município: “Faremos diversos grandes anúncios, de grandes obras em toda a cidade. E vamos falar de projetos futuros também. Quero convidar todos para virem participar do desfile cívico-militar e teremos também muita arte, cultura, já a partir do dia 22 de maio”, assegurou Arnaldinho Borgo.
O governador Renato Casagrande também falou da nova Carlos Lindenberg e da importância de outras obras para cidade:
“Existem investimentos importantes do Governo do Estado em Vila Velha. A Avenida Carlos Lindenberg revitalizada, sinalizada, com macrodrenagem, é um dos exemplos. As pessoas não veem, mas são muitas galerias embaixo da Avenida (pista) para poder dar segurança e evitar alagamentos. São importantes investimentos que produzem resultados para a população de Vila Velha, que nunca tinha recebido tantos investimentos como agora. Estamos mudando a história de Vila Velha, como obras como o Parque da Prainha, o Parque Linear da Grande Cobilândia”, disse Casagrande. “É mais um investimento em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Vila Velha”, destacou o governador.
São nove estações de bombeamento, quatro entregues, três em execução e dois em licitação, com capacidade de bombear, juntas, mais de 347 milhões litros por hora, algumas com comportas de maré, conectadas entre si por uma rede de canais e galerias, totalmente operáveis remotamente através de um Centro de Controle Operacional. Essas estações permitem esgotar de forma eficiente, e muito rapidamente, as águas de chuva, diminuindo drasticamente os impactos negativos para a população local e para todos que circulam pela região. As galerias e canais que compõem o sistema de macrodrenagem possuem uma capacidade de reservação de águas pluviais na ordem de 234 milhões de litros, depositadas ao longo dos seus 15 quilômetros de extensão.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, explicou a finalidade das intervenções: “Os alagamentos provocados pelas chuvas nessas regiões causam frequentes prejuízos aos moradores e comerciantes, além de restringirem a mobilidade urbana. As obras de macrodrenagem possibilitarão que a água escoe em maior velocidade, minimizando os impactos das chuvas.”
“É importante destacar que o sistema de macrodrenagem projetado, além da sua principal função de minimizar as inundações em épocas de chuva, também foi pensado visando proporcionar maior mobilidade urbana e qualidade de vida para a população”, completou Marcus Vicente.
O Governo do Estado informou que a a construção de galerias de concreto com célula dupla na Avenida Carlos Lindenberg trabalha de forma independente, sendo cada célula conduzindo as águas para cada sub-bacia: uma para o bairro Santos Dumont e a outra para o canal da Travessa Belas Artes. Ambas conduzirão as águas da chuva para o Canal Aribiri, visando ao bombeamento pela Estação de Bombeamento de Águas Pluviais de Aribiri (EBAP Aribiri). Atualmente, as águas da sub-bacia do bairro Santos Dumont desaguam na Baía de Vitória via canal da Travessa Belas Artes, que não possui seção hidráulica para suportar tal contribuição.
Com a construção da galeria da Avenida Carlos Lindenberg, essas águas não serão lançadas nesse canal, sendo conduzidas para a EBAP Aribiri. Toda a estrutura de galeria já foi executada, a galeria já está funcional e auxiliando na drenagem dos bairros vizinhos. A Avenida também ganhou urbanização.
Os serviços na Avenida Carlos Lindenberg, tanto de drenagem quanto de recapeamento asfáltico, incluindo sinalização, foram executados pelo Governo do Estado. Já a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Engenharia de Tráfego, promoveu algumas melhorias no local, como a criação de novo cruzamento entre a Lindenberg e a Rua Messias Gonçalves Correa, com a criação de faixa de pedestre para aumentar a segurança de travessia e também o acesso a um hospital com grande fluxo na região.
A Prefeitura de Vila Velha realizou ainda a substituição de semáforos em cinco cruzamentos na Av. Carlos Lindenberg, visando a um melhor desempenho da fluidez do trânsito. Sobre o passeio ciclísticos na Lindenberg na manhã deste domingo, não houve interdição na pista. Os ciclistas utilizarão apenas uma via, sob acompanhamento e escolta da Guarda Municipal de Vila Velha.