Ao participar, na manhã desta quinta-feira (25/04), da inauguração da sede própria da Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul, o governador Renato Casagrande (PSB) agradeceu ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) pela integração e diálogo institucional que o órgão mantém com os demais Poderes e elogiou o trabalho da atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, pelos dois mandatos consecutivos à frente da instituição. Ao mesmo tempo, Casagrande desejou ao sucessor de Luciana, o promotor de Justiça Francisco Martinez Berdeal, que toma posse no dia 2 de maio, sucesso na sua gestão.
“Doutora Luciana [Andrade] foi valente, guerreira, determinada e trabalhadora nas duas gestões como Procuradora-Geral de Justiça. Por isso, quero agradecer à doutora Luciana por sua gestão nesses quatro anos [à frente do Ministério Público]. Tenho convicção de que o doutor Francisco [Berdeal], que vai sucedê-la a partir do dia 2 [de maio], vai ter essa mesma capacidade de diálogo com os demais Poderes”, disse Casagrande, que completou: “O Espírito Santo mantém essa capacidade de diálogo institucional”.
Casagrande enfatizou a integração entre as instituições capixabas para o bem da sociedade. “O Ministério Público cumpre as suas tarefas, e o Executivo cumpre as suas, naquilo que a Constituição determina. Mas o MP capixaba é parceiro do Espírito Santo. Temos essa relação fluída, boa. É assim também com o Judiciário, com a Defensoria Pública, com o Tribunal de Contas, com a Assembleia Legislativa…Isso cria esse ambiente bom que vemos hoje no Espírito Santo.”
À tarde, o governador Renato Casagrande voltou a agradecer o trabalho da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade. Num evento realizado pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), na sede Estadual do Ministério Público, na Praia de Santa Helena, em Vitória, ele disse que a atual chefe do MPES sempre se destacou na luta contra a violência doméstica. O evento tratou da Assinatura do Termo de Cooperação com os municípios visitados do Estado, visando a divulgação deste Núcleo, bem como promover o fortalecimento da rede de apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares.
Em março de 2020, Luciana Andrade foi a candidata mais votada para a Procuradoria-Geral de Justiça, sendo nomeada para o cargo pelo governador Renato Casagrande em 25 de março. No dia 4 de maio de 2020, tomou posse como procuradora-geral de Justiça para o biênio 2020-2022. Depois, ela foi candidata única e nomeada por Casagrande para o biênio 2022/2024, cujo mandato está se encerrando.
Rio Novo do Sul
A sede própria da Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Novo do Sul fica localizada na Travessa Marcos Tadeu Coelho, no Centro da cidade. Designado para chefiar a Promotoria há dois anos, o promotor de Justiça Rodrigo Monteiro da Silva – ele é titular na Promotoria Criminal de Vitória, designado para atuar no Tribunal do Júri da Capital -, ele informou que, até então, a Promotoria de Rio Novo ficava no mesmo prédio do Fórum da Comarca: “Ficávamos num espaço acanhado. Agora, estamos ao lado da Delegacia de Polícia Civil, numa casa que é de todos nós, sobretudo, da população”, afirmou Rodrigo Monteiro.
A nova sede tem 431,58 m² de área construída e conta com ambientes de recepção, sala de atendimento, auditório para pelo menos 50 pessoas, sala de protocolo, secretaria, banheiros acessíveis, 3 gabinetes, espaço de copa e cozinha, além de apartamento funcional e estacionamento privativo com 4 vagas. O diretor-geral do Ministério Público Estadual, o promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, comemorou a inauguração e disse que as novas instalações concretizam mais um importante feito da Administração Superior, sob a gestão da Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade.
“É com muita alegria que entregamos a nova sede da Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul, unidade que será essencial para melhorar ainda mais o atendimento ao público e estar mais próximo dos cidadãos, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para membros, servidores e colaboradores que atuam na Promotoria”, salientou o diretor-geral do MPES.
A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, agradeceu a presença do governador Renato Casagrande na inauguração da sede da Promotoria de Justiça, afirmando ainda tratar-se de uma honra poder entregar a obra no final de seu mandato. E destacou em discurso a importância das novas instalações. “As pessoas são o que realmente importa. O povo de Rio Novo do Sul é muito mais importante do que esses tijolos e essa obra. Mas sabemos que uma estrutura física acolhedora, acessível, em que as pessoas possam ser ouvidas e atendidas com a qualidade que merecem também é fundamental. Hoje, o Ministério Público tem 81 unidades independentes em todos os 78 municípios capixabas. Esta sede em Rio Novo do Sul era a última que faltava para termos uma Promotoria”, frisou Luciana Andrade.
Veja aqui mais fotos da solenidade em Rio Novo do Sul. Fotos de Núbia Bertolini (Ascom/MPES)