Já está funcionando dentro do Quartel do 4º Batalhão da Polícia Militar (Vila Velha), no Ibes, a Academia de Musculação Major QOCPM Emerson Elias Martins. O espaço foi equipado utilizando recursos financeiros provenientes de “Acordo de Não Persecução Penal” (ANPP), firmados pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP). O coordenador do NCAP, o promotor de Justiça Sérgio Alves, que já capitão da Polícia Militar, destacou a importância da ANPP em prol das forças de segurança e da sociedade:
“A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida dos policiais militares, refletindo numa melhor prestação de serviço à sociedade, que é nosso propósito sempre. A ação faz parte de um projeto do Ministério Público capixaba, reconhecido e premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que utiliza verbas pecuniárias em prol da população. E muitas vezes essas verbas são oriundas da abordagem da Polícia Militar nas ruas”, disse Sérgio Alves, que enalteceu também a parceria do MPES com as forças policiais:
“Quero destacar aqui a importância da integração do Ministério Público com as forças de segurança, seja pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil ou Polícia Penal, para enfrentar a criminalidade e dar uma resposta eficiente às cidadãs e cidadãos”, disse Sérgio Alves.
A nova academia, reformada e ampliada, recebeu esse nome em memória ao major Emerson Elias Martins, que foi amigo de turma do comandante do 4º BPM, tenente-coronel Marcos Tadeu Pimentel, e um profissional exemplar que serviu por um bom período no 4º Batalhão. O major morreu no dia 6 de abril de 2021 depois de contrair a Covid-19 e sofrer complicações causadas pela doença. À época, ele estava lotado na Diretoria de Finanças, no Quartel do Comando Geral da PM.
O chefe do Estado-Maior da PM, coronel Celso Luiz Ferrari, esteve presente na solenidade de inauguração, ocorrida no dia 12 de abril de 2024. Na oportunidade, o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Marcos, dirigiu-se à família do major Emerson para compartilhar momentos especiais vividos ao lado do colega. “Essa reforma e ampliação foram possíveis graças ao empenho e colaboração de diversas pessoas importantes, às quais expressamos nossa sincera gratidão aos oficiais e praças do 4º BPM e demais autoridades civis que contribuíram para que fosse possível a inauguração da nova academia”, disse o tenente-coronel Marcos.
A partir de agora, os militares do 4º Batalhão terão um espaço digno para a prática de atividades físicas, contribuindo para a melhoria da saúde e o preparo físico necessários para servir e proteger a população de Vila Velha.