O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou nesta quinta-feira (04/04), em Vitória, que na próxima segunda-feira (08/04) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar oficialmente o programa “Prateleira de Terras”, com o objetivo de assentar novas famílias no campo. O anúncio do ministro foi feito durante lançamento do lançamento do Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Capixaba – Vida no Campo, do Governo capixaba, no Palácio Anchieta, na Cidade Alta. O assentamento de terras vai beneficiar também os capixabas.
Em janeiro de 2024, Paulo Teixeira já havia informado que o Ministério da Agricultura estava estruturando uma “prateleira de terras” para destinar à reforma agrária e à demarcação para quilombolas. Desta vez, na capital capixaba, o ministro disse que o programa será mais amplo. “O governo está concluindo negociação com a Suzano – que teve terras ocupadas no Espírito Santo e na Bahia, em 2023 – para superar conflitos e fazer uma pacificação desse processo de reforma agrária. Estão sendo estudadas terras públicas, terras adquiridas, terras dos grandes devedores para assentar mais famílias no campo. Ao mesmo tempo, estaremos retomando a remarcação de terras quilombolas. Essas família têm direito a terra”, frisou Paulo Teixeira.
O ministro informou que o plano que criou o Prateleira de Terras será apresentado ao presidente Lula. Por isso, não poderia dar mais detalhes antes de conversar com o Presidente da República: “Vamos esperar segunda-feira para mostrar como estará sendo disponibilizada a terra para o Brasil e Espírito Santo. Vamos entregar o programa e tudo que tiver disponível para áreas públicas, desapropriação, áreas que por ventura estejam sendo penhoradas e executadas. Tudo que tiver disponível no Espírito Santo vamos disponibilizar para assentar novas famílias. E junto com o assentamento, vamos oferecer crédito, assistência técnica, acesso ao mercado, dar apoio à cooperativa”, concluiu Paulo Teixeira.