O prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, anunciou na manhã desta quinta-feira (28/03) a realização das obras de macro e microdrenagem na Sede do município e a construção de estações de tratamento de esgoto em diversas comunidades com o objetivo de levar benefícios para a população e o meio ambiente. Para ele, essas ações marcam um novo capítulo no desenvolvimento da cidade, que está localizada no extremo Sul do Espírito Santo.
Dorlei salienta que a gestão busca por soluções para os desafios enfrentados em meio às mudanças climáticas e à ausência de um sistema adequado de drenagem urbana, o que leva Presidente Kennedy a avançar nesse importante projeto de infraestrutura. Vale ressaltar que, à unanimidade, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado aprovaram a licitação aberta para as obras.
De acordo com o prefeito, as obras visam mitigar os problemas históricos e recorrentes causados pela falta de um sistema eficiente de drenagem e abrangem a construção de novos bueiros, caixas de vistoria e conexão com galerias de concreto armado. “Essas medidas não apenas garantem uma melhor captação e escoamento das águas pluviais, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da população”, pontua Dorlei Fontão.
O projeto, segundo Dorlei Fontão, compreende dois subsistemas principais: a micro e a macrodrenagem. A microdrenagem inclui elementos como pavimentos das ruas, sarjetas e bocas de lobo, enquanto a macrodrenagem consiste em canais de maior porte, como as e galerias de águas pluviais do Córrego Batalha, responsável por receber as águas provenientes da microdrenagem na área urbana. Vale ressaltar que parte significativa das obras de construção das galerias do Córrego já foi executada, cerca de 2.100 metros, restando apenas 960 metros para conclusão do trecho urbano.
Embora não esteja na lista dos 13 municípios em que o governador Renato Casagrande decretou Situação de Emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22/03) e madrugada de sábado (23/03), Presidente Kennedy também teve que enfrentou problemas e teve que adotar providências. Uma delas foi o cancelamento da programação da Expo Jaqueira, que seria no sábado (23) e domingo (24/03). A Prefeitura explicou que fez o cancelamento “devido às fortes chuvas que atingiram o município e os municípios vizinhos” e para zelar pela segurança e integridade da população.