O governador Renato Casagrande (PSB) nomeou dois outros profissionais da Polícia Federal para o time da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo. O delegado federal Leonardo Geraldo Baeta Damasceno é o novo subsecretário de Estado de Inteligência; e a escrivão da PF Maria Cláudia Schiavolini Correa assume a Subsecretaria de Estado de Gestão Administrativa. A nomeação dos dois, que está publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (08/03), atende a uma reivindicação do novo titular da Sesp, o delegado federal Eugênio Ricas.
Damasceno assume o lugar do delegado de Polícia Civil José Monteiro Júnior, que ocupava o cargo desde agosto de 2017, nesta sua segunda passagem. A escrivã Maria Cláudia entra na vaga de Anderson Barbosa, que é servidor público de carreira. O delegado Damasceno está lotado na Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo há 24 anos. Atualmente vinha ocupando o cargo de Delegado Regional, o segundo na hierarquia da SPF/ES. O setor é uma espécie de Prefeitura da Superintendência:
“O delegado Damasceno (Foto) tem uma larga experiência na Polícia Federal. Já trabalhou no setor de Inteligência, repressão a entorpecentes. Ele tem muito a contribuir com a Inteligência da Sesp. Teremos grandes avanços, sem, logicamente, desmerecer o trabalho que vinha sendo executado até aqui pelo doutor Monteiro, que é um grande profissional e contribuiu muito também”, disse o secretário Eugênio Ricas.
Escrivã da PF, Maria Cláudia Schiavolini Correa também é dona de uma larga experiência na instituição. Ela já foi a chefe da Divisão de Projetos, Edificações e Obras da Polícia Federal, em Brasília, e ocupava o cargo de Chefe do Setor de Recursos Humanos da Superintendência da PF no Espírito Santo. Entre setembro de 2018 a julho de 2021, ela foi adido-adjunta da Policial Federal nos Estados Unidos, tendo como adido o secretário Eugênio Ricas:
“A doutora Maria Cláudia é experiente. É escrivã de Polícia Federal há mais de 20 anos. Por 14 anos, ela foi a chefe da Divisão de Projetos, Edificações e Obras do Departamento da PF. Neste cargo, ela foi responsável por diversas obras da Federal pelo Brasil afora. Nos últimos dois anos e meio, ela era a responsável pela área administrativa da nossa Superintendência aqui no Estado”, pontuou Eugênio Ricas. Na foto, o secretário da Segurança Pública capixaba aparece, junto com Maria Cláudia, ao lado do ex-embaixador do Brasil nos EUA Nestor Foster e do adido da Polícia Federal na França, Luiz Roberto Ungaretti de Godoy.