A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) criou um grupo de trabalho composto por mulheres gestoras da empresa para desenvolver e implantar um Programa de Desenvolvimento para Mulheres, visando fortalecer e capacitar ainda mais as mulheres dentro da empresa. Atualmente, a Companhia conta com 337 funcionárias em seus quadros. O grupo é liderado pela diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Kátia Côco, e tem a finalidade de promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
“Estamos comprometidas em criar um ambiente ainda mais inclusivo e promissor para as mulheres em nossa organização. O grupo já se reuniu duas vezes e estamos na fase final de estruturação das ações. Inicialmente, aplicamos um questionário, para traçar um diagnóstico interno sobre a percepção das empregadas em relação às temáticas que devem ser abordadas nas ações, bem como o formato de discussão mais adequado a ser implementado”, explicou a diretora.
O presidente da Cesan, Munir Abud, enfatizou que a gestão tem consolidado um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, em que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. “Valorizamos e reconhecemos o talento e a capacidade das mulheres em nossa empresa. Estamos determinados a fazer da Cesan um exemplo de excelência em diversidade e inclusão, e esta iniciativa é um passo importante nesse caminho”, disse o dirigente da estatal.
O programa, que está sendo cuidadosamente elaborado, será apresentado a todas as funcionárias na sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher. Estão sendo consideradas diversas ações, como workshops, palestras e outras iniciativas, para oferecer às mulheres da Cesan oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.
Segundo Kátia Côco, é fundamental que a empresa assuma o compromisso de trazer à tona questões importantes como o desenvolvimento para as mulheres no ambiente de trabalho. “Ao investirmos no crescimento e no fortalecimento das mulheres, estamos não apenas promovendo a igualdade de oportunidades, mas também enriquecendo nossa cultura organizacional e impulsionando o sucesso de todos os nossos colaboradores”, enfatizou.
Com essa iniciativa, acrescenta a diretora Kátia Côgo, “a Cesan reafirma seu compromisso com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento de todos os seus profissionais, independentemente do gênero.” O Programa de Desenvolvimento para Mulheres, que representa mais um passo rumo a um ambiente de trabalho mais justo, igualitário e enriquecedor, será apresentado em evento destinado exclusivamente para as funcionárias e estagiárias, na sexta-feira, das 8 horas às 12 horas, no auditório da Findes, na Reta da Penha, em Vitória.