O Conselho Temático de Infraestrutura e Energia (Coinfra) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) elogiou o trabalho na área de infraestrutura que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER/ES). Para o Coinfra, o trabalho executado pelo DER/ES se tornou uma referência nacional. Nos próximos cinco anos, o Governo capixaba vai investir mais de R$ 8,4 bilhões nos serviços de infraestrutura logística rodoviária do Estado.
Recentemente, o diretor Executivo do DER/, Neomar Pezzin Jr, participou de reunião do Coinfra e forneceu informações sobre um conjunto de obras de logística do modal rodoviário. São, em sua maioria, obras de implantação, recuperação e/ou duplicação de rodovias e incluem também obras de arte especiais (pontes e viadutos). Além disso, uma inovadora modalidade de contratação está permitindo ao órgão contratar a recuperação funcional e a conserva de trechos rodoviários por um período de até cinco anos. Isso garante a continuidade dos serviços de manutenção, propiciando, por exemplo, tampar imediatamente aqueles buracos que costumam brotar após as chuvas.
Boletim da Findes destaca algumas obras que ilustram o trabalho do DER/ES. Algumas se referem a acessos a portos e instalações de alta concentração de serviços, com grande demanda de carga e de mobilidade de mão de obra. A reabilitação e a duplicação de 12,9 km na ES 488, entre o entroncamento na BR- 101 (Frade) e Cachoeiro de Itapemirim se encontra em execução, com previsão de conclusão em outubro de 2026, num investimento de R$ 183.681.654,31.
Também em execução a reabilitação com duplicação de 8,5 km da Avenida Minas Gerais, em Nova Almeida (ES 115), na Serra, com previsão de conclusão em dezembro de 2024, num investimento de R$ 108.797.615,64. Trata-se de uma via de grande importância, devido ao grande fluxo diário de pessoas e cargas para Barra do Riacho, em Aracruz, onde se encontram, além do porto, as indústrias Suzano, Imetame e o Estaleiro Jurong. Dentre as obras a iniciar, destaca-se o Contorno Rodoviário Norte de Aracruz, de 7,2 km, visando a facilitar o acesso aos Portos Imetame e Barra do Riacho. Prevista entrega em janeiro de 2026, com investimento de R$ 48.196.973,95. O Contorno Sul, de 19,9 Km, tem contratação prevista em maio.
Está prestes a iniciar a recuperação funcional com conserva por desempenho na ES 146, nos municípios de Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Anchieta. São 61,39 km com contrato de conservação até janeiro de 2028, com investimento de R$ 94.449.655,51. Esse modelo de contratação significa um avanço no sentido de uma parceria público privada que se vislumbra trazendo agilidade e continuidade na manutenção da rodovia.
O DER/ES, segundo os conselheiros da Findes, se destacou na sua eficiência, demonstrada num índice de 5,7% do valor das obras paralisadas em relação ao valor das obras em execução. Segundo o painel do Tribunal de Contas da União (TCU), com data base de abril/2023, os ministérios e autarquias do Governo Federal tinham um total de 21.005 obras contratadas, das quais 8.603, isto é, 41% paralisadas. E de um investimento total de R$ 113,7 bilhões, o correspondente a R$ 32,2 bilhões se encontrava paralisado, um percentual de 28%. Chama atenção ainda nos dados do TCU que o setor de infraestrutura e mobilidade urbana é o vice-campeão de obras paralisadas no País.
Num horizonte de cinco anos, o Governo capixaba, por meio do DER/ES, planeja investir um total de R$ 8.429.595.367,61 na infraestrutura logística rodoviária do Estado. Para o diretor-presidente do DER/ES, José Eustáquio de Freitas, somente um Estado organizado financeiramente e com uma equipe comprometida com foco na constância e na intensidade consegue esse feito.
“Receber esse elogio da Findes só confirma que estamos no caminho certo e nos dá ânimo de trabalhar mais forte pelo povo capixaba sempre em sintonia com a orientação e prática do nosso governador Renato Casagrande, que vem priorizando todas as áreas e a de infraestrutura rodoviária é uma das que ele também prima pela qualidade”, destacou Freitas.
“O Coinfra entende que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo DER/ES pode ser tomado como uma referência em termos nacionais e prima pela visão de melhoria contínua da infraestrutura logística rodoviária do Estado. Por outro lado, o órgão tem procurado trabalhar integrado, em parceria e ouvindo o setor produtivo, atentando para suas necessidades. Essas premissas estão permitindo um avanço visível na malha rodoviária do estado e contribui para que a indústria capixaba seja mais competitiva e reverta sua produtividade e eficiência em benefícios para toda a sociedade. Além de contribuir para a segurança dos usuários e a melhoria na mobilidade das pessoas”, diz o o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e Energia (Coinfra), Gustavo Peters Barbosa.
“São 247 obras que preveem restauração, implantação de novos trechos ou pavimentação asfáltica e duplicações, num total de 1.820 quilômetros de rodovias no Estado. Isso significa melhorar 28% dos cerca de 6.500 quilômetros de estradas estaduais”, completa o diretor-presidente do DER/ES, Eustáquio Freitas.
Essas premissas estão permitindo um avanço visível na malha rodoviária do Estado e contribui para que a indústria capixaba seja mais competitiva e reverta sua produtividade e eficiência em benefícios para toda a sociedade, além de contribuir para a segurança dos usuários e a melhoria na mobilidade das pessoas. Para isso, o Governo do Estado conta com uma carteira de obras da ordem de R$ 8,4 bilhões para a infraestrutura logística rodoviária do Estado para os próximos cinco anos.