Um dos braços sociais do Programa estado Presente em Defesa da Vida, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) mais uma vez está comprovando sua importância para a sociedade capixaba. Pelo menos 21 jovens que frequentam os CRJs, mantidos pelo Governo do Estado em dez municípios capixabas, conquistaram vaga na Universidade Federal (Ufes) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) este ano de 2024. Uma parte desse grupo foi recebido pelo governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, em Vitória, que parabenizou os jovens por essa conquista.
“Quando recebemos vocês, é porque vocês se tornaram referência, pois nem todos têm a chance que vocês estão tendo. Para nós, os Centros de Referência da Juventude são locais onde o jovem vai buscar políticas públicas e pode amparar seus sonhos. Seja encontrar uma palavra, um equipamento, um curso ou um espaço de integração. Temos ainda uma linha de financiamento especial para juventude. Queremos que este seja um instrumento perene em nossa política pública”, afirmou Casagrande.
Os Centros de Referência das Juventudes são ambientes abertos, coletivos e acolhedores, que recebem as juventudes em toda a sua diversidade, com atenção e cuidado. Os jovens são ouvidos em suas demandas, cabendo à equipe o esforço no sentido de encontrar caminhos e soluções para atendê-los. Em cada CRJ, jovens são acolhidos pela equipe e se for de sua vontade passam a ser acompanhados pela equipe que é composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional. Esses profissionais colaboram na criação de um Planejamento de Vida (PVida), ou seja, traçam um caminho de sonhos e possibilidades, com metas e um percurso a ser seguido.
“É muito gratificante ver cada um destes jovens conquistando os seus sonhos, tendo nos CRJs o apoio e estímulo das equipes interdisciplinares e também o espaço para estudar, acesso à internet, um local adequado para se prepararem e conquistarem a vaga na universidade ou Instituto Federal”, comentou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Um dos exemplos é do jovem Weverton Brito Coradini, aprovado para o curso de Filosofia da Ufes. Ele foi estimulado pela equipe do CRJ São Pedro, em Vitória, a fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aprovado. “Não acredito! Meu avô vai ficar muito feliz!”. Essas foram as primeiras palavras dele após conferir no CRJ sua conquista. Weverton participa de atividades no espaço e é um dos jovens que compõem o livro “Poesia da Favela” organizado por outra jovem que está na Ufes desde o ano passado, Jamilly Preta.
Neste livro, que será lançado em breve, Weverton participa com uma poesia, na qual conta um pouco de sua vivência refletindo a importância dos CRJ na sua vida, como se pode ver no trecho do texto de sua autoria. “Anos depois, no pensamento de estudar, conheceu amigos incríveis com o mesmo pensamento que ele, no caso, uma facção: salvar o mundo das letras”, explicou.
Confira o nome dos jovens que conquistaram vaga nos Ensinos Superior e Técnico:
Guilherme Pardim de Oliveira – IFES – CRJ Novo Horizonte
Weverton Brito Filosofia/UFES – CRJ São Pedro
Kauã Mateus Viana – Matemática/UFES – CRJ Território do Bem
Isaque dos Santos – Psicologia/ FAESA – CRJ Território do Bem
David dos Santos Lopes – Música / FAMES – CRJ Território do Bem
Ana Clara dos Santos Pereira – Serviço Social/UFES – CRJ Território do Bem
Wendem de Oliveira de Jesus – Gemologia/UFES- CRJ Território do Bem
Adrian Zamborlini Pereira – Técnico Integrado em Tecnologia da Informação / IFES Santa Teresa – CRJ Território do Bem
Kaio Lucas Loureiro Benfica- Farmácia /UFES -1º lugar na vaga de autodeclaração pretos, pardos ou indígenas – CRJ Aracruz
David Ramos Vitori – Geografia / Universidade Federal São João Del Rei – CRJ Guarapari
Thais de Almeida Santos (Potira de Almeida) – História – 1º Lugar PPI baixa renda /UFES – CRJ Guarapari
Vinicius da Silva Ribeiro – Ciência da Computação/UFES – CRJ São Mateus
Deborah Stieg Martins – Farmácia /UFES – CRJ São Mateus
Kauã Bernardino de Abreu- Ciências Biológicas/UFES – CRJ São Mateus
Manuella Oliveira – Ciências Biológicas/ UFES – CRJ São Mateus
Kayky Mariano Elesbão –Química – IFES de Aracruz
Gabriel Siqueira Ramos – Técnico em Meio Ambiente – IFES/CRJ São Torquato
Marcos Augusto Chagas da Silva – 15° em Química (ampla concorrência) na UFES – Campus de São Mateus – CRJ Linhares
Alife de Souza Garcia – Curso Técnico em mecânica/IFES -CRJ Guarapari
David Ramos Vitori – Geografia – UFSJ – Universidade Federal São João Del Rei – CRJ Guarapari
Thais de Almeida Santos (Potira de Almeida) – História – UFES – CRJ Guarapari
(Fotos: Hélio Filho/Secom)