Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 18 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

‘Capixaba’ vai assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais e agente federal é o novo secretário da Justiça do Espírito Santo

André Garcia aceitou convite feito pelo novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e deixará o comando da Sejus. Em seu lugar, o governador anunciou o nome de Rafael Pacheco, atual subsecretário de Inteligência da Pasta. "Seu trabalho na Sejus foi preponderante para a indicação a um posto de tamanha relevância. Parabéns e muito sucesso, doutor André!", escreveu Renato Casagrande.

31 de janeiro de 2024
dentro Politica
‘Capixaba’ vai assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais e agente federal é o novo secretário da Justiça do Espírito Santo
611
COMPARTILHAMENTOS
1.7k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O subsecretário de Estado de Inteligência Prisional (SUBIP), o agente da Polícia Federal Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli, é o novo secretário de Estado da Justiça. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (31/01) pelo governador Renato Casagrande (PSB) tão logo o novo ministro da Justiça da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou ter convidado o atual titular da Sejus, André de Albuquerque Garcia, para assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do MJSP, em Brasília.

Nascido e graduado em Pernambuco, André Garcia é mestre em Direito Processual e doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais. Ele é procurador aposentado do Estado de Pernambuco e está no Espírito Santo desde 2009, quando veio para trabalhar na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), onde foi titular por duas vezes (no primeiro mandato do governador Renato Casagrande, entre 2011/2014 e no terceiro mandato do governador Paulo Hartung, entre 2015 e 2018). Atualmente, ele integra também o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais é responsável por acompanhar e controlar a aplicação da Lei de Execução Penal e das diretrizes da Política Penitenciária Nacional. A secretaria ainda gere os presídios federais e o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

“André Garcia será o novo secretário Nacional de Políticas Penais. Seu trabalho na Sejus foi preponderante para a indicação a um posto de tamanha relevância. Parabéns e muito sucesso, doutor André! Em seu lugar, na Secretaria de Estado da Justiça, assume o atual subsecretário de Inteligência, o agente federal Rafael Pacheco”, escreveu Renato Casagrande em uma rede social.

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que entra no lugar do senador Flávio Dino (PSB/MA), que foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também já definiu outros nomes para a equipe. Lewandowski indicou Jean Uema para substituir o advogado Augusto de Arruda Botelho na Secretaria Nacional de Justiça. Uema, que também é advogado, integra hoje a equipe do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele coordena a assessoria da Pasta. O ex-procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Sarrubo, será o secretário Nacional de Segurança Pública. Ele é muito amigo do ‘capixaba’ André Garcia.

Estela Aranha deve seguir na Secretaria Nacional de Direitos Digitais. A advogada Sheila de Carvalho, hoje assessora especial do ministério e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), deve ocupar a Secretaria de Acesso à Justiça. Lewandowski deve ter ao menos cinco mulheres no primeiro escalão de sua equipe direta. Elas devem ocupar secretarias e diretorias da Pasta. Os nomes devem ser anunciados oficialmente na sua cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, marcado para a quinta (1º).

Algumas delas já integravam o ministério e serão deslocadas para novas missões, a exemplo de Sheila de Carvalho. Um dos desafios do governo Lula é aumentar o espaço das mulheres em cargos estratégicos. Na cerimônia em que anunciou o novo ministro, o presidente da República afirmou que a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) tinha a expectativa de que Lewandowski nomeasse muitas mulheres para a pasta. O novo ministro respondeu: “Certamente”.

O novo titular da Secretaria de Estado da Justiça

Rafael Pacheco é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha, especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Inteligência de Segurança Pública pela UVV. Também é mestre em Políticas Públicas e Processo pela Faculdade de Campos, no Rio de Janeiro.

Foi Policial Rodoviário Federal de 1994 a 2004 e, desde 2005, é agente de Polícia Federal, onde exerceu, entre outras funções, a de Oficial de Ligação da Polícia Federal na Guiana, de 2018 a 2020. Já atuou em todos os Estados do País e em mais de 40 países no desenvolvimento de investigações criminais. Em janeiro de 2023 assumiu a Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip).

Post Views: 421
Compartilhe244Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis