“É um sonho que finalmente vai ser realizado”. Foi desta forma que o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), definiu na tarde desta terça-feira (26/12) o seu sentimento de expectativa para a inauguração da Nova Orla da cidade, marcada para começar às 17 horas de quarta-feira (27/12), com a realização de um verdadeiro espetáculo que vai tomar conta do céu e que poderá ser visto e apreciado também por moradores de Vitória. Pelo menos 200 drones iluminados vão sobrevoar a orla, que liga a antiga Estrada Velha da Vale do Rio Doce ao bairro Porto de Santana, formando imagens que vão encartar os espectadores. O governador Renato Casagrande (PSB) participará da solenidade de inauguração, que vai ser, na verdade, o Réveillon antecipado dos capixabas:
“A cada segundo que passa, meu coração bate mais forte. Minha expectativa é a mesma da população cariaciquense em relação à inauguração da Nova Orla: muito grande. Este é um antigo sonho de toda a população há mais de cinco décadas. E, graças ao governador Renato Casagrande e ao seu Governo, este sonho está sendo concretizado”, disse Euclério Sampaio, que, em entrevista dada com exclusividade ao Blog do Elimar Côrtes, em 2 de maio de 2021, cinco meses após tomar posse para este seu primeiro mandato de prefeito, anunciou a construção da orla, na reportagem que teve o título Euclério Sampaio anuncia a revitalização e humanização da orla de Porto de Santana e agradece apoio do governador e de Marcelo Santos.
O Show de Luzes com Drones é o mesmo que foi realizado durante a inauguração da obra de ampliação da Terceira Ponte e a inauguração da Ciclovia da Vida, em agosto deste ano. Em Cariacica, a previsão é que o show de drones dure oito minutos: “Estamos preparando uma verdadeira festa para entregar à população de Cariacica um equipamento lindo e à altura que o cidadão cariaciquense merece. A Nova Orla é um sonho realizado”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.
Além do show de drones, a inauguração terá queima de fogos de artifício de baixo ruído, apresentação musicais com Emerson Xumbrega e a bateria da Escola de Samba Boa Vista, bandas de congo de Cariacica e, ainda, shows com os cantores Padre Anderson Gomes e Bruna Olly. A obra é uma parceria da Prefeitura de Cariacica com o Governo do Estado. Quando finalizado, o local contará com três restaurantes, banheiros, iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, estacionamento, espaços para exercícios físicos, pista de skate, paisagismo, entre outras melhorias.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) é outro responsável pela concretização do sonho da inauguração da Nova Orla de Cariacica. Na segunda-feira (25/12), em pleno Dia de Natal, ele visitou as obras ao lado de Euclério Sampaio e, nas redes sociais, tem convidado o povo a participar da festa: “Você é nosso convidado especial para esse grande momento da nossa cidade de Cariacica: a inauguração da nova Orla de Porto de Santana. Um sonho que se sonha junto, se torna realidade!”, pontuou Marcelo.
O município de Cariacica tem uma pequena parte de seu território de 279.975 km² banhada pelo Oceano Atlântico. É a parte que fica de frente para os bairros Santo Antônio, Ilha das Caieiras e São Pedro, em Vitória. Porém, não tem praia, embora as pessoas usem parte da orla para se banhar. As obras de revitalização e humanização da orla se estenderam por toda extensão da Avenida Vale do Rio Doce – conhecida também como Estrada Velha ou Estrada da Vale: vai da ponte que divide Vila Velha e Cariacica, onde se localiza a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal – em São Torquato, do lado de Vila Velha –, à ponte da chegada a Porto de Santana.
“Em 1972 se falou pela primeira vez da urbanização da orla de Porto de Santana. Depois veio o planejamento do então prefeito de Cariacica, Cabo Camata, que queria transformar a orla numa praia. No meu segundo mandato de deputado, eu intervi junto ao governador Paulo Hartung, que fez o serviço de asfaltamento e demais melhorias na orla”, salientou Marcelo Santos.
Estrutura
– Restaurantes e banheiros modernos e amplos, ambientalmente sustentáveis, com alimentação por energia solar, que possibilitará economia de energia elétrica necessária ao funcionamento das instalações;
– Iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, de alta eficiência, garantindo mais economia para a cidade e mais modernidade e sustentabilidade ao empreendimento;
– Estacionamento, ciclovia, calçadão, playground, equipamentos de calistenia, academia popular, pista de skate, deques e espaços para a prática de exercícios físicos;
– Preservação da riqueza vegetal do manguezal, com construção conectada com a paisagem. Os deques contornarão a vegetação.
(Fotos: Silviomar Falcão/PMC)