O Banestes vai inaugurar em janeiro de 2024 sua primeira agência física de varejo fora do Espírito Santo. Será em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O banco capixaba está se expandindo para outros Estados e vai lançar, em breve, o seu Banco Digital, que se chamará Bizi. A informação foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante entrevista concedida ao Blog do Elimar Côrtes para fazer um balanço do ano de 2023:
“Em janeiro estaremos inaugurando a agência em São José do Rio Preto. E será lançado ainda o Banco Digital. Ou seja, será um banco virtual e não físico”, disse o governador. Em São José do Rio Preto, o Banestes vai oferecer crédito consignado para servidores públicos municipais.
Mais tarde, a Assessoria de Imprensa do Banco do Estado do Espírito Santo explicou que, em outubro de 2022, o Banestes venceu a licitação para arrecadação de todos os boletos e carnês da Prefeitura de São José do Rio Preto. Com isso, todos terão a marca Banestes nos documentos impressos. O Banestes passa a ser responsável por emitir as guias de cobrança de taxas e tributos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). A expectativa é a de que sejam emitidas mais de 1,8 milhão de guias por ano.
Com os boletos do Banestes, a população rio-pretense poderá pagar os tributos em qualquer instituição financeira.
“Temos um serviço diferenciado que atende às necessidades de Prefeituras e outros órgãos municipais de todo o Brasil. Somos, atualmente, o único banco que oferece o serviço de arrecadação e cobrança via Pix, de forma on-line, com o diferencial da disponibilização do crédito em tempo real para a prefeitura. Para nós, é um grande prestígio oficializarmos essa parceria”, disse o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
O crescimento do Banestes fora do Espírito Santo é resultado da expertise do banco em oferecer produtos e serviços voltados à modernização da Administração Pública. Em 2022, a instituição financeira também venceu a licitação de arrecadação de impostos da Prefeitura de Formiga, município de Minas Gerais. O Banco ganhou também o processo licitatório da Prefeitura de Santo Antônio de Posse, também em São Paulo, para ser o prestador do serviço Pix na Arrecadação. Até o momento, o Banestes oferece a solução de tecnologia de arrecadação de impostos via Pix para mais de 70 prefeituras capixabas e companhias de saneamento. Assim, as licitações ganhas pelo Banestes são: São Jose do Rio Preto, Jacareí, Santo Antônio de Posse e Cunha, em São Paulo; e Formiga e Itambucuri, em Minas.
Sobre o Bizi (Banco Digital), o objetivo do Banestes é ampliar o seu mercado, competir com novos entrantes e fintechs – é a tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor – em igualdade de condições. A ideia é de que o Bizi seja o vetor de expansão do Banestes para fora do Espírito Santo e vai ser 100% digital. Durante um ano, o Bizi funcionou em forma de testes.