A Câmara de Vitória aprovou, na segunda-feira (27/11), o Projeto de Lei 271/2023 que determina a inclusão do símbolo mundial da Síndrome de Down em placas de atendimento prioritário. Esta medida destaca a importância de reconhecer e respeitar a prioridade no atendimento de pessoas com essa condição. A iniciativa partiu de uma sugestão de alunos da Escola Leonardo da Vinci, que participaram da sessão ordinária acompanhados pelo professor e ex-vereador Roberto Martins.
O presidente da Câmara, Leandro Piquet, expressou seu apoio à medida em palavras encorajadoras: “Parabéns aos alunos por estarem atentos à inserção das pessoas com deficiência na sociedade. O lugar da pessoa com deficiência não é escondido dentro de casa. É aqui, conosco, na Câmara, na rua, consumindo. Temos que respeitar as condições de saúde e as limitações que a vida deu para cada um. Hoje estamos construindo uma Vitória mais solidária”, frisou o Delegado Piquet.
Esta aprovação é um marco importante na jornada por uma sociedade mais inclusiva. A presença do símbolo nas placas não é apenas um gesto simbólico, mas um passo concreto em direção ao reconhecimento e respeito pelas necessidades de pessoas com Síndrome de Down, reforçando a ideia de que todos merecem igual consideração e oportunidades na sociedade.
Os alunos Ilan Klein Bermudes e Maria Luiza Tebaldi Franco defenderam o Projeto de Lei e o processo democrático. Em seu discurso, Ilan Bermudes ressaltou que “estamos representando nossa escola e muito felizes por participar desse evento para o qual nos preparamos desde o começo do semestre. Essa experiência é importantíssima para nosso desenvolvimento como indivíduos ativos no meio social em que estamos inseridos e alcancemos a democracia mais plena”.
Por sua vez, Maria Luiza Tebaldi Franco detalhou o objetivo do Projeto. “Nosso propósito é destacar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de down em Vitória. Essa condição tem a ver com nós e não apenas com eles. Mesmo no dia de hoje, as pessoas com síndrome de down enfrentam diariamente desafios, que são encarados (pelos outros) como coisa comum, algo corriqueiro. Isso decorre da falta de percepção das pessoas”, alertou, descrevendo algumas dificuldades físicas que as pessoas com síndrome de down enfrentam.
A aluna defendeu a necessidade da inclusão do símbolo nas placas para assegurar o atendimento prioritário e caminhar no sentido de uma sociedade mais igualitária.
O professor do Leonardo da Vinci e ex-vereador Roberto Martins agradeceu o apoio unânime dos vereadores ao projeto.