Ao discursar como orador da turma na formatura dos capitães que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Policial Militar e Segurança Pública -, o capitão Madson Goncalves da Silva rendeu homenagens ao governador Renato Casagrande (PSB), ao comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, aos comandantes e instrutores da Academia de Polícia e aos familiares dos formandos. A cerimônia de formatura ocorreu na tarde de quinta-feira (16/11), no Salão Santiago, no Palácio Anchieta, contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como familiares e amigos dos formandos.
Sobre o governador, capitão Madson afirmou:
“Renato Casagrande é uma bênção para o Espírito Santo. Nosso governador tem grandes habilidades políticas e administrativas e sua gestão é muito profícua, pois tem uma equipe bastante competente”. Para o comandante-geral da PMES, capitão Madson, em nome dos demais 42 capitães ‘aperfeiçoados’ – que concluíram o curso, que é uma pós graduação –, enalteceu o compromisso do coronel Caus com a tropa e à sociedade capixaba:
“O comandante Caus chancela sempre seu compromisso com o Espírito Santo. É um comandante exemplar para essa instituição bicentenária. Ele tem uma liderança muito grande diante dos desafios enfrentados pela segurança pública. O comandante Caus caminha com a tropa, sabe o que está fazendo e sabe para onde quer nos levar”. Madson enfatizou também a importância das famílias na formação dos capitães, que serão os futuros oficiais superiores da Polícia Militar:
“Nossos familiares são dignos de ostentarem o distintivo do CAO. Os bastidores são alicerçados por vocês, estamos juntos, vocês fazem parte desse curso. A família é a base de tudo. A gratidão em nossos corações é para vocês, que fizeram o curso junto conosco. Vocês mantiveram a perseverança junto conosco. Muito obrigado!”
O paraninfo da turma, o major Carlos Augusto Ogioni, agradeceu a turma pelo convite e pelo convivo na Academia. “Fico feliz e orgulhoso por ter participado desse CAO com vocês. Esse foi um momento em que o capitão se afasta parcialmente de suas funções para se dedicar aos estudos e debates sobre a segurança pública”, apontou o major Ogioni.
O patrono da turma e comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, destacou o quanto a gestão da PMES está em boas mãos. “O Alto Comando da PM deixará para vocês uma gestão com dezenas de obras, investimentos, efetivo, para darem prosseguimento a essa gestão. O trabalho de cada um fará a diferença para todo o cidadão capixaba”, evidenciou o comandante-geral.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, em sua fala, refletiu sobre os problemas, enfrentamentos, desafios e as cobranças em relação à segurança pública e o papel da Instituição em promover essa segurança pública almejada pela sociedade. Já o governador Renato Casagrande destacou os trabalhos que estão sendo feitos para que os resultados sejam alcançados.
“Estamos trabalhando permanentemente, pois sabemos os desafios que a segurança abarca. Precisamos falar sobre esse trabalho. Há reduções de índices criminais em relação a anos anteriores. Estampas caminhando e produzindo resultados. Quero que o estado seja reconhecido por sua eficiência, proporcionando qualidade de vida ao cidadão”, pontuou Casagrande.
Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
Com duração de oito meses, aproximadamente, o curso teve início no dia 20 de março, sendo ministradas cerca de 20 disciplinas, dentre elas, Teoria Política e Gerenciamento de Crises Policiais, ciclos de Palestras, atividades complementares e, como requisito para a conclusão do curso, um trabalho monográfico. Os oficiais cumpriram uma carga horária de 491 horas/aula ministradas na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – APM, além de um seminário realizado no auditório do Quartel do Comando Geral que contou com a participação dos alunos do 3º ano e 2º ano do Curso de Formação de Oficiais.
O CAO proporcionou aos oficiais uma requalificação profissional, aprimorando o aprendizado em várias áreas do conhecimento, como a social, jurídica e gestão, além de proporcionar as competências necessárias para o exercício das funções de Oficial Superior, no âmbito estratégico da Polícia Militar. A partir da solenidade de formatura, os capitães retornarão a suas unidades de origem e colocarão em prática o saber internalizado e debatido ao longo da jornada acadêmica.
Com a conclusão do curso, os 43 capitães do Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar terão cumprido o requisito formal que os torna qualificados para serem promovidos ao posto de major e assumirem funções de oficial superior.
(Com informações também do Portal da PMES)