A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é finalista do Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur). O projeto capixaba finalista é o Programa de Qualificação para o Turismo, na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”. O programa tem por objetivo melhorar a prestação de serviços turísticos e capacitar pessoas para atender às demandas do mercado de trabalho em diversas áreas do setor, como hotelaria e gastronomia.
Somente em 2023, atendendo às necessidades identificadas, o programa passou por mais de 50 municípios e ofertou gratuitamente mais de 1.150 vagas. Os cursos são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O Programa de Qualificação para o Turismo foi selecionado após a análise de uma comissão julgadora composta por especialistas dos setores público e privado, além de pesquisadores e consultores.
“É com muita satisfação que recebemos a notícia, afinal estamos desde o início do ano empenhados em aperfeiçoar as políticas públicas que impulsionem o turismo capixaba. Todo esse trabalho só foi possível com o apoio das governanças regionais e gestões municipais que, com a equipe da Setur, tornou esse projeto um sucesso”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.
O Prêmio Nacional do Turismo teve inscritos um total de 471 profissionais e iniciativas. A seleção conta agora com 54 candidatos nas categorias “Profissionais de Destaque” e “Iniciativas de Destaque”. A premiação acontece no dia 15 de dezembro, em Brasília, durante o Salão Nacional do Turismo.
Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, o Prêmio Nacional do Turismo entra agora na fase de apresentação de recursos pelos não classificados no processo, que devem ser enviados até sexta-feira (10/11) exclusivamente pelo e-mail [email protected]. A lista definitiva dos três finalistas de cada categoria vai ser divulgada no dia 17 deste mês, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, em Brasília.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, parabeniza os profissionais e iniciativas que seguem na disputa e reforça a importância da valorização de ações voltadas ao fortalecimento do setor. “É uma satisfação constatar o empenho de tantos profissionais por melhorias no Turismo, um setor tão importante para a economia e o desenvolvimento social do nosso país. Um reconhecimento que servirá de inspiração para que outros atores do setor adotem ações que também contribuam neste sentido”, comenta.
As “Iniciativas de destaque”, que envolvem pessoas jurídicas, têm 10 categorias: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
Já no grupo “Profissionais de Destaque”, são agora 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo. Por decisão da comissão julgadora, foi excluída do Prêmio a categoria “Organizações Não Governamentais”. Os “Profissionais de Destaque” ainda serão submetidos a uma votação popular, disponível no período de 20 de novembro a 1º de dezembro deste ano, por meio do endereço eletrônico http://inscricaopremio.turismo.gov.br/.