A Câmara Municipal de Vitória está adotando, pela primeira vez, o Pregão Eletrônico como sua nova modalidade de licitação. A iniciativa é um marco para o Legislativo Municipal, que visa ampliar a transparência nos processos e fomentar a competitividade entre os fornecedores. A Lei do Pregão foi promulgada em 2003. O Pregão Eletrônico, ao eliminar a necessidade de presença física durante a licitação, permite que mais empresas participem do processo, independente de sua localização geográfica. Isso potencializa a concorrência e, consequentemente, pode gerar ofertas mais vantajosas para o Município.
Além do aumento da competitividade, a nova modalidade também representa um avanço significativo em termos de transparência. Com todas as etapas do processo sendo realizadas de forma online, fica mais fácil para a população e órgãos de controle monitorarem e acompanharem as licitações em tempo real. “Este é um passo gigante para a modernização do nosso sistema de licitações e para a economia de recursos públicos. Estamos alinhados com as melhores práticas adotadas em outras cidades e esperamos que essa mudança traga benefícios significativos para Vitória”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Leandro Piquet.
Segundo o vereador, só no primeiro pregão foram 38 participantes e cerca de 20% de desconto no preço referencial. “Além de licitações mais ágeis e transparentes, o pregão representa economia, refletindo em uma gestão pública mais eficiente e em sintonia com as demandas da sociedade atual”, frisou Leandro Piquet.
A expectativa é que a implementação do Pregão Eletrônico resulte em licitações mais ágeis, transparentes e econômicas, refletindo em uma gestão pública mais eficiente e em sintonia com as demandas da sociedade atual.