O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na manhã desta terça-feira (17/10), em Vitória, que o Contorno do Mestre Álvaro, que liga a Rodovia do Contorno, passando por zonas rurais da Serra, à BR-101 Norte, será inaugurada no dia 15 de dezembro deste ano. E mais: com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viria, assim, ao Espírito Santo pela primeira vez neste seu terceiro mandato. O anúncio de Renan Filho foi feito ao lado do governador Renato Casagrande (PSB) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Espírito Santo, em evento realizado no Centro de Convenções, em Santa Lúcia. O Contorno do Mestre Álvaro tem um custo estimado em R$ 615 milhões.
Renan, Casagrande, Rui Costa e o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), visitaram as obras do o Contorno do Mestre Álvaro antes do evento do lançamento do novo PAC. “O Contorno do Mestre Álvaro será importante para o município da Serra, para o Espírito Santo e para o País. Por ela vai passar o desenvolvimento nacional. O desenvolvimento do Brasil passa pelo Espírito Santo. As obras estão bem adiantadas, restando alguns serviços de jardinagem, muretas e drenagem. Fiquei sabendo que, desde o início das obras pelo menos 15 ministros a visitaram, mas nenhum deles nunca voltou aqui. Eu visitei e vou voltar no dia 15 de dezembro, junto com o presidente Lula, para a inauguração”, afirmou Renan Filho.
A pavimentação das pistas já foi concluída e estão em andamento a conclusão de sete interseções em desnível e a pavimentação das alças de acesso. O novo corredor logístico de pista dupla vai ampliar as condições de segurança de tráfego e reduzir o tempo de viagem na BR-101/ES, além de retirar da área urbana da Serra pelo menos 35% do tráfego de veículos de carga.
Depois, nas redes sociais, o ministro escreveu: “Tem obra de Norte a Sul do País! Hoje comecei o dia visitando as obras do Contorno do Mestre Álvaro, aqui em Vitória, ao lado do ministro @ruicostaoficial e do governador do Espírito Santo, @casagrande_es. Os serviços aqui estão em ritmo acelerado, com 85% já executados. Em um investimento de R$ 615 milhões, o Contorno trará maior mobilidade e segurança viária para os mais de 50 mil veículos que trafegam na região por dia. Mais fluidez no trânsito, segurança e conforto para todos os capixabas e turistas. Vamos em frente!”.
No dia 28 de julho de 2016, o então governador Paulo Hartung assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do Contorno do Mestre Álvaro, com a presença do então ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. O Contorno do Mestre Álvaro é uma parceria entre o Governo Federal, por meio do DNIT, e o Governo do Estado. Coube ao Governo capixaba cuidar das desapropriações.
O ministro Rui Costa acrescentou que ainda nesta terça-feira, quando retornar a Brasília, se reunirá com Lula, com quem deixará indicado a presença do Presidente da República no Espírito Santo em dezembro, para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro. Já o governador Renato Casagrande afirmou que a vinda do presidente Lula ao Estado vai devolver o município da Serra a sua população:
“Moradores da Serra vivem hoje capturados pelo trânsito forte da BR-101 Norte. O Contorno do Mestre Álvaro é uma das mais importantes obras para o Espírito Santo”, frisou Casagrande.