A ex-senadora Rose de Freitas (MDB), que mantém forte ligação com a Executiva Nacional do MDB, convidou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (PSDB), e o mais popular e bem avaliado prefeito capixaba, Euclério Sampaio (União Brasil), para integrar as fileiras do partido. Os dois aceitaram e serão recebidos com festa na segunda-feira (16/10), a partir das 18 horas, num evento que o MDB fará no Centro de Celebração Haifa, localizado na Avenida Mário Gurgel, 4.237 (parte do trecho da BR-262 que foi municipalizado), em Campo Grande, Cariacica, cidade administrada por Euclério Sampaio.
“Fiquei muito lisonjeado com o convite feito pela ex-senadora Rose. Eu acredito que o MDB vai voltar a ser aquele partido forte. É um partido pujante. Eu prego a união e vou trabalhar para o partido crescer”, disse Euclério Sampaio.
A partir das novas filiações, o MDB estadual vai ser presidido pelo vice-governador Ricardo Ferraço. A festa para receber Ricardo, Euclério e outras lideranças políticas capixabas, como o presidente da Câmara Municipal de Cariacica, Lelo Couto (União), vai contar com a presença do presidente Nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), e do ministro das Cidades, Jader Filho.
A articulação para a volta do tucano ao seu antigo ninho foi realizada pela ex-senadora Rose de Freitas, que é aliada do governador Renato Casagrande (PSB). Ela fez questão de levar de volta Ricardo Ferraço para o partido. Presidente Estadual do MDB até o dia 21 de setembro, Rose fará parte de uma Comissão Estadual Provisória a ser constituída nos próximos dias pela direção Nacional da legenda.
O prefeito Euclério Sampaio disse que, com Ricardo Ferraço na presidência Estadual do MDB, o partido pode ser pacificado no Espírito Santo, enquanto o União Brasil está praticamente paralisado no Estado desde o primeiro semestre em razão de uma disputa política e judicial entre os grupos do empresário Amarildo Lovato e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.
“O MDB é um dos partidos mais antigos do País. É um partido grande e de credibilidade. E o União Brasil não se decide. Sou o maior mandatário do União Brasil no Estado, e ninguém me dá atenção. Fica essa briga louca e tira a estabilidade do partido no Estado”, pontuou o prefeito de Cariacica.
O vice-governador Ricardo Ferraço já esteve no MDB entre 2009 e 2016. Ele foi eleito senador pelo partido, em 2010, e deixou a legenda durante o mandato, após atritos com a orientação da sigla, que teve o ex-presidente Michel Temer como vice na chapa à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014. Ele apoiou o então senador Aécio Neves (PSDB-MG) na corrida presidencial naquele ano.