A secretária executiva do Ministério da Educação, a professora e psicóloga Izolda Cela, assegurou nesta segunda-feira (09/10), em Vitória, que retornará para Brasília com muitos exemplos positivos dados pelo Espírito Santo na área da educação para serem compartilhados com o próprio Governo Federal e com outros Estados. Ela participou da cerimônia realizada no Palácio Anchieta, que marcou o anúncio de investimentos do Executivo Estadual nos municípios, como a Repactuação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), o lançamento dos editais do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) e do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), e o anúncio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Educacional.
“Esse conjunto de ações no Espírito Santo na educação é exemplar para o Brasil, tanto naquilo que compõe os programas quanto as escolhas feitas, como na repactuação de metas para garantir o sucesso na aprendizagem da alfabetização e dos anos seguintes. Também me refiro às Escolas de Tempo Integral. Destaco o apoio dado pelo Governo do Estado aos municípios para que o tempo na escola seja ampliado e, com isso, o trabalho possa melhorar e ser aperfeiçoado. Tudo isso é defendido pelo Ministério da Educação”, disse Izolda Cela.
Ela foi a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente. Izolda Cela tomou posse no dia 2 de abril de 2022, com a saída de Camilo Santana (PT), que venceu as eleições de outubro daquele ano para senador. Ela tinha sido eleita vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo. Izolda Cela também já foi secretária da Educação do Ceará.
Uma das profissionais da educação mais respeitada do País e a segunda na hierarquia do MEC, Izolda Cela elogiou o governador Renato Casagrande (PSB) e o secretário Estadual da Educação, Vitor De Angelo, para condução das políticas educacionais no Espírito Santo: “Outro destaque aqui no Espírito Santo é a estratégia forte de colaboração entre Estado e municípios. Esta é a forma que a gente tem de unir todas as forças pelas crianças e pelos jovens brasileiros.”
Ela enalteceu também a política adotada pelo governador Casagrande, para que os alunos das redes públicos – Estadual e Municipal – e da iniciativa privada devem ter atenção de todo o Governo:
“O aluno não é da escola estadual e nem da municipal. Ele é aluno capixaba. Essa atitude exemplifica quando damos destaque ao regime de unificação, que é unir valores. E essa união tem a liderança do governador do Estado, dos prefeitos, dos gestores. Mas quero destacar também a representação das escolas, que devem ser o centro e não a ponta das atenções. O Espírito Santo já vem com uma agenda forte e propositiva na educação. O MEC pode dar sua ajuda, mas não vai impor nada. Saio daqui com muitas coisas boas para compartilhar com nossas equipes e com outros Estados”, concluiu Izolda Cela.
(Fotos: Rodrigo Zaca/Governo do ES)