O Instituto Paraná, de Curitiba, divulgou na manhã desta terça-feira (19/09) a primeira pesquisa realizada por um órgão nacional sobre a disputa eleitoral para prefeito de Vitória. As eleições serão realizadas em outubro de 2024, mas os partidos já começaram a se movimentar para apresentar seus pré-candidatos. O universo da pesquisa abrange os eleitores do município de Vitória com 16 anos ou mais. Para a realização do levantamento foi utilizada uma amostra de 720 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais entre os dias 14 e 17 de setembro de 2023, sendo auditadas, no mínimo, 20,0% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23. Tal amostra representativa do município de Vitória atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.
O Instituto Paraná analisou quatro cenários na Capital capixaba, sendo três na pesquisa estimulada – quando o Instituto apresenta os nomes dos prováveis candidatos. Neste primeiro cenário, o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem 33,1% da preferência dos eleitores. Em segundo lugar vem o deputado estadual João Coser (PT), que já foi prefeito de Vitória por dois mandatos, com 20,4%. Em seguida aparecem o deputado Capitão Assumção (PL) com 11%; a deputada estadual Camila Valadão (Psol), 9,2%; o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) com 9%; e o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), com 1,4%. Pelo menos 6,1% responderam não saber em que votar, enquanto 9,9% não votariam em “ninguém” ou em “branco e nulo”.
No segundo cenário da estimulada surge o nome do ex-prefeito Luciano Rezende, que antecedeu Lorenzo Pazolini, e sai o de Luiz Paulo. Neste cenário, o atual prefeito permanece na liderança, com 33,2%, seguido de Coser, com 19,6%; Luciano (11,7%); Capitão Assumção (10,7); Camila Valadão (8,3%; e Tyago Hoffmann (1,1). Nessa pesquisa, 6% não sabem em que votar, e 9,4% votariam em nenhum dos nomes apresentados ou em branco e ou anulariam o voto.
O Instituto Paraná simulou ainda um terceiro cenário, em que as pessoas entrevistadas puderam citar mais de um candidato. Neste, o ex-prefeito João Coser lidera com 28,3%, seguido de Capitão Assumção (24,7%); Pazolini (18,8%); Camila (14,7); Luiz Paulo (11,8); e Tyago Hoffmann (5,4).
Também foi feito levantamento com a pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado aos eleitores pelos pesquisadores. O que chama a atenção neste cenário é que 74% dos moradores de Vitória não sabem em que votar, enquanto 7,5% não votariam, em ninguém. Neste cenário, Lorenzo Pazolini lidera com 12,9%, seguido sempre de João Coser, com 3,2%. Depois vêm Camila Valadão, Capitão Assumção e Luciano Rezende, todos com 0,4%. Luiz Paulo e Tyago Hoffmann aparecem com 0,1%.