Pelo menos 73,2% dos capixabas aprovam o governador Renato Casagrande (PSB), que está em seu nono mês do terceiro mandado à frente do Executivo do Estado. É o que mostra pesquisa divulgada nesta terça-feira (19/09) pelo Instituto Paraná, de Curitiba. De acordo com o mesmo Instituto, Casagrande é, assim, o segundo governador mais bem avaliado do País neste ano de 2023. O socialista governou o Estado em outros dois períodos: de 2011 a 2014 e de 2019 a 2022, ano em que foi reeleito para o atual mandato:
“No mandato passado (2019/2022), realizamos investimentos recordes no Espírito Santo e começamos este terceiro mandato com o pé no acelerador para desenvolver todo o Estado. O resultado da pesquisa é um reconhecimento do nosso trabalho e de todo esforço que fazemos para colocar o Espírito Santo referência para o País”, disse Renato Casagrande, enquanto participava, dentro da sede da ONU, em Nova Iorque, da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. O governador capixaba tomou conhecimento do resultado da pesquisa, pelo Blog do Elimar Côrtes, no momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazia o discurso da abertura do evento.
O Instituto Paraná esteve no Estado neste mês de setembro, pesquisando também a preferência do eleitorado para a disputa ao cargo de prefeito de Vitória. Aos entrevistados, o Instituto fez outras duas perguntas. A primeira foi “A administração do Governador Renato Casagrande está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?” A resposta é que 20,8% consideram “ótima”, 36,4% entendem como “boa” e 27,9% acham “regular”. Apenas 5,8% consideram “ruim” e 7,8% como “péssima”.
À segunda pergunta “De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Renato Casagrande, até o momento?”, a resposta foi que 73,2% aprovam, 22,4% desaprovam e 4,4% não souberam opinar.
Desde março de 2023, o Instituto Paraná vem realizando pesquisas de opinião em todo o Brasil, buscando saber como a população avalia os governadores e prefeitos. Na Região Sudeste, o segundo governador melhor avaliado é Tarcísio de Freiras (Republicanos), de São Paulo, que aparece com 67,6% de aprovação e 26,6% de reprovação. O líder paulista está na oitava posição dentre os demais chefes de Executivos Estaduais. Depois vem Romeu Zema (Novo), de Minas, com aprovação de 66,5%. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), tem apenas 43,2% de aprovação da população fluminense.
No geral, o governador mais bem avaliado é Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, com 76,6% de aprovação. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), ocupa a terceira posição com 72,6% de aprovação. Depois vêm os governadores do Piauí, Rafael Fonteles (PT); Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e Pará, Helder Barbalho (MDB), respetivamente, com 70,7%, 70% e 68,5% de aprovação.
Líder capixaba na ONU
Convidado pela Representação Brasileira na ONU, o governador Renato Casagrande participou da 78ª Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira (19/09), na sede da entidade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Lá, ele viu o presidente Lula afirmando que “o mundo está cada vez mais desigual”. No discurso, Lula cobrou maior empenho dos “países ricos” em temas como a superação da fome e da desigualdade, a promoção da paz, a reversão das mudanças climáticas e a reforma de instituições como a própria ONU.