O governador Renato Casagrande (PSB) defendeu nesta segunda-feira (18/09), nos Estados Unidos, o engajamento de toda sociedade do Planeta no combate às mudanças climáticas. A fala do governador foi durante o evento “Brasil em Foco: Mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, na abertura do segundo dia da Semana do Clima, em Nova Iorque. Casagrande destacou a importância do debate sobre as mudanças climáticas, assim como o engajamento de governantes, empresários e toda a sociedade civil nas ações em defesa do Planeta Terra.
O evento é organizado pela Confederação Nacional das Indústrias e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e tem o objetivo de fortalecer ainda mais a parceria bilateral e a integração internacional brasileira com os Estados Unidos. Reúne autoridades e industriais brasileiros, além de investidores e representantes de empresas americanas. A Semana do Clima aborda exemplos de políticas públicas, oportunidades de negócios e de investimentos no Brasil em transição ecológica e energética, descarbonização e infraestrutura voltadas ao crescimento sustentável.
O evento, realizado na Bolsa de Valores de Nova Iorque, teve a participação dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), além dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL): “É fundamental que a gente se envolva nesse tema das mudanças climáticas e temos que agir rapidamente, porque já temos as informações teóricas. O Brasil exerce um papel importante no mundo e deve participar de fóruns internacionais sem negacionismo. Isso já é um avanço significativo. É importante ter as empresas engajadas nessa causa, pois isso garante uma maior velocidade na aplicação das soluções necessárias. Todos nós, indivíduos, organizações e governos, precisamos agir de forma objetiva”, pontuou o governador.
Em seu discurso, Casagrande relembrou que o Governo Federal assumiu o compromisso de reduzir o desmatamento e “zerar” o desmatamento ilegal, enquanto o Congresso Nacional precisa regular o mercado de carbono e a produção de energia renovável.
“Cada um de nós tem um papel importante nessa caminhada e devemos compreender que as responsabilidades são diferenciadas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil tem uma grande oportunidade de contribuir para salvar o Planeta, não apenas economicamente, mas também por ser um grande produtor de alimentos e com a possibilidade de se tornar o maior exportador de energia do mundo”, disse o capixaba, que preside o Consórcio Brasil Verde.
O consórcio é uma entidade que visa a articulação internacional dos Estados e organiza as ações internas desses entes subnacionais na área ambiental. “Não podemos colocar toda a responsabilidade apenas no Governo Federal. É com base nessa responsabilidade coletiva que organizamos o Consórcio Brasil Verde, em que os governos estaduais têm um papel importante em reduzir o desmatamento, definir regras para o uso de energia renovável e se adaptar às mudanças climáticas. Os governadores têm um protagonismo e podem colaborar para que o Brasil alcance suas metas no Acordo de Paris”, afirmou.
Casagrande também participou dos painéis “Transformação Ecológica – O Brasil e o Mundo” e “Descarbonização e Transição Energética – Oportunidades e Desafios”, com a participação de autoridades brasileiras e do Governo dos Estados Unidos. No final da tarde, o governador capixaba participa de um evento do ICLEI – Local Governments for Sustainability (Governos Locais pela Sustentabilidade, em tradução livre).
O evento de Inovação Sistêmica faz parte de um programa para acelerar a implementação de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis. O primeiro workshop foi realizado em junho deste ano, reunindo cidades, organizações das Nações Unidas e empresas. O objetivo do segundo workshop é estimular o interesse das cidades em abordagens de inovação sistêmica, definindo desafios e soluções para alcançar objetivos climáticos.
No domingo (17/09), Renato Casagrande participou do hub de abertura da Semana do Clima, que o segundo evento mais importante do mundo em relação às mudanças climáticas: “Estamos representando o Consórcio Brasil Verde e o Estado do Espírito Santo no segundo maior evento sobre as mudanças climáticas no mundo. Vamos apresentar as iniciativas do País e do nosso Estado para que possamos colaborar na interrupção do aumento da temperatura média do planeta. Hoje vemos claramente a recorrência dos eventos climáticos extremos em várias partes do mundo, por isso é fundamental que as ações de enfrentamento sejam ágeis”, ponderou o governador.
(Fotos Hélio Filho/Secom)