O governador Renato Casagrande (PSB) está ansioso e não vê a hora de acordar no domingo (27/08) para se deslocar até a Praça do Papa e dar início às comemorações que marcarão a inauguração da nova Terceira Ponte, com a ampliação das pistas e a implantação da Ciclovia da Vida. Ao participar, na manhã deste sábado (26/08), da 11ª Edição do Cariacica + Perto de Você, no bairro Padre Gabriel, Casagrande falou de sua expectativa e da “atitude inovadora e corajosa” do Governo do Estado em relação à Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha. Outro fato importante abordado pelo governador é que, entre outubro de 2022 e julho de 2023, não foram registrados casos de suicídios na Terceira Ponte. O período coincide com a instalação, em sua totalidade, das grades de prevenção ao suicídio na Ciclovia da Vida:
“Minha expectativa é muito positiva, porque vai ser uma grande festa. Vai ser um dia inteiro de festa e comemoração para a inauguração de uma obra tão importante que já está valendo a pena. Desde a implantação da Ciclovia da Vida, ajudamos a salvar vidas. Além disso, a Ciclovia vai permitir que as pessoas se integrem de bicicleta de Vitória a Vila Velha e a outros municípios da Grande Vitória. Vai permitir que as pessoas desfrutam daquela beleza, daquele cenário”, disse o governador, que completou:
“E mais: ampliamos a ponte, com a inserção de mais uma pista em cada sentido. O que fizemos foi uma atitude inovadora e corajosa para poder implantar toda a estrutura. E amanhã (domingo) vamos comemorar muito com a população. Tenho certeza que terá muita gente lá, vamos atravessar a ponte de bicicleta e a partir desse momento a Ciclovia da Vida estará aberta e as pessoas vão poder circular por ela”, pontuou Casagrande, ao lado do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil).
Durante a semana, o governador já circulou pala Ciclovia da Vida, ao lado do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, para fiscalização das obras. Segundo Damasceno, a ampliação da ponte é um marco para a infraestrutura do Espírito Santo e foi planejada para contribuir com o fluxo de veículos, ajudando a reduzir os congestionamentos. Após a inauguração das duas faixas novas, a capacidade do trânsito será aumentada em torno de 40%. A nova faixa, à direita, será destinada para veículos considerados pesados, sendo ônibus e veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas. Motociclistas também terão preferência para tráfego nessa faixa, à direita.
A Ciclovia da Vida foi projetada para contribuir com o deslocamento de pessoas em bicicletas e bicicletas assistidas entre Vitória e Vila Velha, tendo 3,3 quilômetros de extensão por sentido e 3 metros de largura. Um mirante foi construído no vão central para permitir que os usuários façam uma pausa e apreciem a vista. O uso da Ciclovia da Vida será gratuito e com proibição do acesso de pedestres ou de pessoas em motocicletas, skates, patins, ciclomotor, entre outros.
Pedalaço Pela Paz
O Pedalaço pela Paz, realizado pelo Governo do Estado e Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), é um dos eventos que vai inaugurar a ampliação da Ponte e a Ciclovia da Vida. A partir das 8 horas de domingo, a Terceira Ponte será totalmente fechada para que os ciclistas de Vila Velha possam se deslocar para a Praça do Papa, onde acontece a concentração, às 9 horas.
A saída para o Pedalaço pela Paz será às 10 horas. A faixa da direita será liberada para pessoas que queiram fazer a travessia a pé. A partir das 11h30, a Terceira Ponte será totalmente liberada e a Ciclovia da Vida já funcionará normalmente. Para participar do Pedalaço pela Paz e pegar o kit com as camisas, basta levar 2kg de alimento nas lojas participantes. Apenas os participantes com a camisa rosa poderão acessar a Ciclovia da Vida durante o Pedalaço pela Paz. As demais cores de camisa vão atravessar pela Terceira Ponte. As trocas podem ser feitas na loja Celeiros Bike, em Vila Velha, e nos supermercados Extrabom de Valparaíso, na Serra; Goiabeiras, em Vitória; Itapuã, em Vila Velha; e Itacibá, em Cariacica.
A partir das 16 horas de domingo, o Cais das Artes receberá a população para acompanhar o show de drones que faz parte da programação de inauguração da Ciclovia da Vida e da ampliação da Terceira Ponte. No local, haverá uma praça de alimentação com food trucks, sendo alguns deles sob comando de formandos do curso de Gastronomia do QualificarES.
Entre 16h e 16h45, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo fará um show de recepção. A partir das 17 horas, terá início o Ato Ecumênico pela Vida. Às 17h30, haverá uma breve solenidade com fala das autoridades. Às 18h30 terá início a parte mais esperada com o Show das Águas, seguindo do Show de Luzes com 150 drones que irão projetar imagens sobre a Terceira Ponte. Devido às atividades, a Ciclovia da Vida poderá ser fechada mais cedo no domingo. O Festival Luzes Pela Vida é realizado em parceria com a Fecomércio-ES e conta com o apoio da Fetransportes, GV Bus, Setpes, ArcelorMittal, Sincades e EDP.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)