O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), e o vereador André Lopes, que até recentemente era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), reagiram aos ataques “agressivos” e “discriminatórios” que sofreram do PT do município. André, inclusive, saiu em defesa do apoio unânime que Euclério tem na Câmara Municipal. Os dois, que são aliados, responderam aos ataques do deputado federal Helder Salomão (PT) e de uma das dirigentes do partido no âmbito estadual, a professora Célia Tavares, derrotada nas eleições municipais de 2021.
Em entrevista ao site A Gazeta, na última quinta-feira (10/08), Célia acusou André Lopes de “passar três anos enrolando o partido, porque é da base do prefeito” Euclério. Ela fez a acusação para justificar o fato de o PT estar atrasado nas discussões sobre as eleições de 2024 em Cariacica. Célia ainda criticou a gestão de Euclério Sampaio nas áreas da educação e saúde. O deputado Helder, que já foi prefeito de Cariacica por dois mandatos, fez questão de declarar, na mesma reportagem, que apoia qualquer candidato às eleições municipais de 2024, “menos o atual gestor”.
André Lopes reagiu com veemência, afirmando que Célia Tavares, que foi derrotada por Euclério Sampaio no segundo turno das eleições municipais de 2021, “sumiu” da cidade e, portanto, desconhece o trabalho que ele (André) vinha realizando no PT municipal. Ao mesmo tempo, o parlamentar apresenta um dos motivos que o levam a apoiar a administração do prefeito Euclério Sampaio:
“Me espanta a forma como Célia direciona a crítica a mim. Opiniões divergentes fazem parte da democracia, porém, respeito a posição dos outros também e pauto meu mandato através de diálogo com a sociedade, que tem majoritariamente apoiado o prefeito. Talvez pela pouca vivencia na cidade atualmente, Célia desconheça que minha gestão à frente do PT em Cariacica retomou as reuniões periódicas com debates e organização partidária, comprovadamente registrado em atas e documentos do partido, que, inclusive, não constam sua (Célia Tavares) presença na grande maioria das atividades partidárias na cidade”, afirma o vereador André Lopes.
A reportagem de A Gazeta em que Célia Tavares ataca o vereador André Lopes é sobre as eleições municipais do próximo ano. O texto destaca que, diferentemente do que ocorreu em 2021, desta vez Cariacica terá menos candidatos a prefeito. Segundo a reportagem, lideranças partidárias e políticas atribuem essa redução dos interessados na disputa à boa relação do prefeito Euclério Sampaio com os vereadores do município e com as lideranças locais e estaduais, “sendo que antigos adversários se tornaram aliados dele.”
Na verdade, Euclério Sampaio é apontado como o mais popular prefeito do Espírito Santo devido às entregas que vem fazendo na atual gestão. O prefeito, por exemplo, mudou a cara de Cariacica, que passou a atrair investimentos de dezenas de empresas capixabas e de outros Estados por conta dos investimentos que Euclério realiza, com apoio do Governo do Estado, nas infraestruturas da cidade. São essas ações que fazem o município crescer no campo social e econômico, explica o vereador André Lopes:
“Vejo com naturalidade uma candidatura do PT, assim como também vejo como natural a quantidade de partidos que agora integram a base de apoio do prefeito Euclério Sampaio, até pelo bom trabalho que vem sendo realizado. Continuo na base de apoio da gestão do prefeito Euclério na Câmara de Vereadores, pois penso em Cariacica. Sobre apoio eleitoral, primeiro decidirei com nosso mandato e lideranças próximas nosso caminho partidário, após, juntamente com o partido, definiremos nosso candidato.”
Na mesma reportagem, o deputado federal Helder Salomão, que foi prefeito de Cariacica no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2012, informa que vai participar dos debates internos no PT e na federação com PV e PCdoB para a disputa de 2024. O parlamentar, no entanto, foi deselegante com o atual prefeito, Euclério Sampaio: “Vou apoiar o candidato que for escolhido pelo grupo. Uma coisa é certa: não vamos apoiar a atual administração”.
Célia Tavares, acrescenta a reportagem de A Gazeta, que foi secretária Municipal de Educação nos dois mandatos de Helder, tem mantido uma oposição firme ao atual prefeito na cidade, faz visa grossa para o que tem sido realizado em Cariacica e afirma: “Posso afirmar de antemão que o PT vai ter candidatura. Ninguém pode falar que é candidato. Sou uma militante à disposição do partido. Tem muita coisa acontecendo em Cariacica que é preciso fazer questionamento. É um governo que deixa muito a desejar na saúde e na educação. O processo eleitoral é, por essência, o espaço para debate da cidade que queremos ter”.
“E quem falou que eu quero apoio do PT de Cariacica?”, diz Euclério
O prefeito Euclério Sampaio devolveu as agressões verbais do deputado Helder Salamão e da professora Célia Tavares no mesmo tom: “E quem falou que eu quero o apoio do PT de Cariacica, que só prega ódio e discriminação? O partido queria que o vereador André Lopes fizesse uma oposição burra à nossa administração. E o parlamentar tem consciência de que a cidade nunca se desenvolveu tanto nesses três anos e quase oito meses de gestão”.
Euclério Sampaio disse mais: “O PT local nunca ajudou a atual gestão e eu, como prefeito, não faço nenhuma questão de ter o PT na nossa administração. Não procurei e nem vou procurar o PT de Cariacica, pois o partido aqui no município não agrega em nada na implementação de políticas públicas em favor da população. O PT de Cariacica não quer o bem da nossa população”.
Em relação às críticas de Célio Tavares à educação e saúde, o prefeito rebateu com números: “Já reformamos e reabrimos escolas que estavam abandonadas há mais de 14 anos. Foram abandonadas na gestão do então prefeito Helder Salomão, que tinha a Célia como secretária da Educação. São escolas que agora funcionam e estão localizadas em Itanguá, Jardim América e Santo Antônio. Na saúde, encontramos 38 equipes da Saúde da Família. Agora já são 89 equipes e tenho consciência da necessidade de ampliar o programa”, pontuou Euclério Sampaio.
Na última quarta-feira (09/08), o prefeito inaugurou obras de drenagem e pavimentação das ruas Bicuíba, Jequitibá, dos Vinháticos, além da Travessa Pau-Brasil e da Praça Dalva Ferreira da Silva, em Jardim Campo Grande. O bairro era todo mato, não tinha espaço de lazer para as famílias e também não tinha rua calçada. As obras foram feitas com recursos do Fundo Cidades, do Governo do Estado:
“Estamos trabalhando em todas as regiões de Cariacica com muitas obras, ampliação no número de médicos, construção de escolas, praças. A comunidade merece. Essa obra vai trazer mais alegria e felicidade para os moradores. Quero voltar aqui para entregar mais obras e melhorar ainda mais a condição de todos de Jardim Campo Grande”, disse Euclério Sampaio.
Ressalta-se que a direção do PT fechou aliança com as administrações em outras cidades da Grande Vitória, como Vila Velha, Serra e Viana, que são administradas pelos prefeitos Arnaldinho Borgo (Podemos), Sérgio Vidigal (PDT) e Wanderson Bueno (Podemos), respectivamente. Não fez nenhuma parceria com Vitória e Cariacica, justamente os dois municípios que têm policiais civis como prefeitos: Lorenzo Pazolini (Republicanos) é delegado de Polícia e, Euclério, investigador aposentado.