O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Piquet – ambos do Republicanos –, anunciaram conjuntamente na tarde desta terça-feira (25/07) um reajuste salarial de 7% para todos os servidores do Município e da Casa Legislativa. O aumento passará a ser pago a partir do próximo mês de agosto de 2023. O anúncio foi feito na Sala de Reuniões da Prefeitura de Vitória e contou com a presença dos vereadores Duda Brasil (União), Aloísio Varejão (PSB), Chico Hosken (Podemos), Davi Esmael (PSD), Leonardo Monjardim (Patriota), Luiz Paulo Amorim (SDD) e Maurício Leite (Cidadania), além de membros do secretariado, o deputado estadual Denninho Silva (União) e lideranças comunitárias.
Para concretizar o reajuste linear, os vereadores presentes receberam o encaminhamento de um Projeto de Lei (PL) para a Câmara Municipal, para ser votado pelos parlamentares. A abertura do evento foi feita pelo secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, que fez um breve histórico dos últimos anos de gestão e das medidas que foram adotadas pela atual Administração que permitiram os últimos reajustes concedidos pela PMV. No ano passado, o Executivo fez um reajuste linear em duas parcelas, totalizando 12,36% para os servidores da Prefeitura de Vitória.
O prefeito Lorenzo Pazolini também relembrou o momento desafiador em que assumiu o cargo, em 2021, e as limitações impostas pelo período pandêmico, a Lei Complementar 173, que impunha regras severas para todos os gestores brasileiros, e a baixa capacidade da PMV para investimento com recursos próprios. “Superamos as dificuldades com redução de custeio, cortes de cargos e aumento da receita”, ressaltou Pazolini. “Anunciamos o Plano Vitória prevendo R$ 1 bilhão de investimentos em quatro anos para a Capital e, atualmente, superamos a meta, atingindo R$ 1,3 bi, com 160 obras em andamento. Este aumento foi feito levando em consideração o impacto da Reforma Tributária, que tramita em Brasília, e causará diminuição de receita para Vitória. Então, considerando todos os fatores, chegamos a um denominador comum de propor um reajuste salarial de mais 7% para os servidores já a partir de agosto”, afirmou o prefeito.
O presidente da Câmara de Vitória, vereador Leandro Piquet, pronunciou-se sobre o empenho da CMV no debate de pautas e projetos que visam melhorias para a cidade e a importância dos servidores públicos. “Tanto eu como o prefeito somos servidores de carreira, e sabemos como esta pauta é importante para todos, e o quanto deve ser tratada com cautela e responsabilidade. Este é o nosso empenho, e assumimos o compromisso de garantir o mesmo percentual para os servidores da Câmara que, graças a nossos esforços, será feito sem a necessidade de suplementação da Prefeitura para arcar com a folha de pagamentos”, destacou.
“A valorização dos servidores é uma das nossas prioridades e estamos felizes em poder conceder esse reajuste de 7%. Reconhecemos o esforço e a dedicação desses profissionais, que são fundamentais para a prestação de serviços de qualidade à população de Vitória”, disse Piquet.
O Projeto de Lei foi assinado pelo prefeito Lorenzo Pazolini e entregue simbolicamente ao vereador Aloísio Varejão, que também é servidor público efetivo da Cidade de Vitória. “Temos que reconhecer a importância do que foi feito por esta Administração para os servidores da Capital”, declarou o parlamentar.