À unanimidade, a Câmara de Vereadores de Cariacica aprovou, na manhã de segunda-feira (17/07), a Lei nº 6.492 que institui a Criação e Transformação de Unidades de Ensino em Escolas Cívico-Militares na Rede Pública de Ensino Fundamental do Município. No mesmo dia, a lei foi sancionada pelo prefeito Euclério Sampaio (União Brasil). A sanção está publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18/07).
“Sou muito grato aos vereadores, que entenderam a importância de mantermos e ampliar o modelo de Escolas Cívico-Militar em Cariacica. Quem ganha com isso é a comunidade. Trata-se de um modelo que já vem dando resultados positivos em nossa cidade”, comentou o prefeito Euclério.
O presidente da Câmara Municipal, Lelo Couto (União Brasil), informou que, dos 19 vereadores da Casa, somente André Lopes não pôde comparecer à sessão por estar se recuperando de uma cirurgia: “A Câmara deu mais uma demonstração de que defende os interesses da população. O prefeito Euclério Sampaio está de parabéns por manter o modelo de Escola Cívico-Militar”, elogiou Lelo Couto.
Na última sexta-feira (14/07), o prefeito protocolou o Projeto de Lei na Câmara Municipal para regulamentar a Escola Cívico-Militar em Cariacica. Na última quarta-feira (12/07), Euclério Sampaio já havia informado, em primeira mão ao Blog do Elimar Côrtes, que iria manter e até ampliar o modelo de escolas cívico-militares. Na ocasião, a afirmação foi feita depois que o Governo Federal anunciou o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma vez que o Ministério da Educação (MEC) havia enviado ofício aos secretários de Educação dos Estados informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.
Com a aprovação do PL, a Prefeitura pode, a qualquer tempo, transformar todas a escolas municipais de Cariacica em cívico-militar, que é, na verdade, um desejo da maioria da população. Euclério Sampaio não perdeu tempo e saiu na frente. Ele encaminhou à Câmara Municipal de Cariacica o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação e transformação de unidades de ensino em escolas cívico-militares na Rede Municipal de Ensino Fundamental do Município de Cariacica.
No município, o projeto tem uma avaliação bastante positiva nas três escolas que possui nessa modalidade, sendo uma em tempo integral, no bairro Itanguá, e duas em tempo regular, localizadas em Jardim América e Itacibá, com um total de 1.990 alunos. O ano letivo segue normalmente para todos os estudantes da rede.
As Escolas Cívico-Militares em Cariacica são Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá (tempo regular); Afonso Schwab, em Jardim América (tempo regular) e Coronel PM Orlady Rocha Filho, em Itanguá (tempo integral). “Queremos tranquilizar as famílias dos alunos que o ano letivo continua e que as escolas seguem funcionando normalmente em Cariacica”, ressaltou a secretária de Educação de Cariaica, Luzian Belisario.
A Seme frisa que somente uma das três escolas da modalidade é regida pelo Governo Federal, mas passará para a regência da secretaria. As outras duas já são de projetos próprios construídos pelo município em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.
A Escola Coronel PM Orlady Rocha Filho, primeira Escola Cívico-Militar de Cariacica, foi inaugurada em março de 2022 e a Afonso Schwab foi inaugurada em abril do mesmo ano. Já a escola Terfina Rocha Ferreira passou para a modalidade cívico-militar no início do ano letivo de 2023.
(Fotos: Arnaldo Peruzo)