Uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) agiu rapidamente, na manhã da última sexta-feira (14/07), e conseguiu salvar mais uma criança engasgada em Serra, desta vez no bairro Novo Horizonte. A família do pequeno Enrico, com apenas 18 dias de vida, passou por momentos de tensão quando ele engasgou com o leite materno enquanto mamava. Por sorte, a equipe do sargento Mendes, do BPTran, estava passando pelo local naquele momento, retornando de um chamado que não se confirmou.
Ao avistarem a viatura, moradores pediram socorro e o sargento Mendes prontamente se dirigiu para ajudar o bebê, que estava sendo segurado por alguém que tentava realizar a manobra de desobstrução, conhecida como Manobra de Heimlich, de forma equivocada. Sob a orientação do sargento, que posicionou corretamente o corpo do menino, inclinando-o de bruços sobre os braços da pessoa que tentava ajudar e dando leves batidas nas costas do bebê. Assim, o pequeno Enrico voltou a respirar, mesmo estando com a coloração roxa.
A equipe então conduziu Enrico para o Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, onde ele recebeu atendimento e exames mais detalhados. Durante o trajeto, o bebê já estava recuperado e seguro nos braços dos pais.
Essa não é a primeira vez que equipes do Posto 02, em Manguinhos, realizam com sucesso a Manobra de Heimlich para salvar crianças. O local está se tornando uma referência nesse tipo de salvamento, com outros dois casos de crianças salvas por policiais da mesma equipe no ano de 2020 e 2021.
O sargento Mendes ressaltou estar no local no momento preciso, afirmando: “Nós saímos para atender a uma chamada, mas não encontramos a pessoa que solicitou. No retorno, fomos acionados e pudemos ajudar a salvar a criança. Tenho certeza de que isso não foi por acaso. Papai do Céu colocou a gente no lugar certo, na hora certa”, disse o sargento. O Comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, parabenizou a equipe de policiais que, com ação rápida e precisa, trouxe de volta a alegria e os sorrisos à família de Enrico.
(Fonte: Portal da PMES)