O dentista itapemirinense Alex Wingler Lucas, que recentemente se filiou ao Podemos, vem revolucionando a saúde pública em Cachoeiro de Itapemirim, município localizado no Sul do Espírito Santo. No final de 2020, ele aceitou o convite do prefeito reeleito Victor Coelho (PSB) e, no mês seguinte, assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde. Alex vem tendo uma atuação bastante profícua neste segundo mandato do prefeito Victor Coelho, promovendo uma série de ações na área da saúde, levando melhor atendimento à toda população.
Alex tem 25 anos de experiência na vida pública. Na verdade, o conhecimento dele ultrapassa as ‘fronteiras’ de Cachoeiro, pois já foi secretário de Saúde de Piúma e Itapemirim, onde tem seu nome cotado por lideranças políticas, comunitárias e religiosas para disputar as eleições municipais de 2024 para o cargo de prefeito.
“Fui secretário Municipal de Saúde de Piúma e Itapemirim e auditor de Saúde do Município de Iconha. E, desde janeiro de 2021, estou em Cachoeiro. Essa vasta experiência na gestão pública está aí para todos analisarem e avaliarem. Construímos um legado de trabalho eficiente e transparente com entrega de muito serviço à população dos municípios, cada um com sua particularidade”, diz Alex, ao lado da esposa, a empresária Tamires Silva Pereira Medeiros.
Blog do Elimar Côrtes – De que forma a gestão do prefeito Victor Coelho tem procurado melhorar a saúde pública em Cachoeiro?
Alex Wingler Lucas – Contratando mais profissionais de enfermagem e médicos e com isso aumentando o número de equipes que atuam no município. Foram adquiridas 10 novas ambulâncias para o município para ampliar o atendimento. Toda parte de rede lógica (internet) foi refeita em todos os estabelecimentos de saúde gerenciados pela SEMUS e foram adquiridos 195 novos computadores para atender às Unidades Básicas, ao Centro de Saúde do Trabalhador (Cerest) e Centro Municipal de Saúde.
Nesses dois anos, compramos três aparelhos novos de última geração para exames de Ultrassonografia e mais dois de Raio-X. Várias Unidades foram reformadas e outras abertas como aqui no Ferroviários e no Basileia. Também o bairro Gironda ganhará em breve uma nova estrutura de atendimento. Tudo isso para garantir melhor acesso à população aos serviços de saúde, além de melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores e servidoras.
– Quantas unidades de saúde o Município possui?
– São 32 Unidades Básicas de Saúde; o Centro de Saúde do Trabalhador (CEREST); Centro de Referência em Infectologia (CRIAS); Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Drogas (CAPS-AD). Ainda há três Unidades de Pronto Atendimento; seis pontos de apoio à Atenção Primária nos distritos; Unidade de Saúde Referência em Saúde da Mulher (Casa Rosa); e Centro de Municipal de Reabilitação e Fisioterapia (CEMURF).
– Como se dá a parceria do Governo do Estado com o Município de Cachoeiro na área da saúde?
– Por meio do rateio de pagamento do SAMU, onde o Município e Estado participam com recursos financeiros. Além disso, o Governo do Estado tem investido na rede de média e alta complexidade com recursos direcionados aos Hospitais Filantrópicos (HECI, HIFA e Santa Casa). O Governo do Estado irá construir mais cinco UBS novas em Cachoeiro como parte do plano decenal da saúde.
– Quais os maiores desafios que a sua Pasta enfrenta?
– Cachoeiro possui uma área urbana muito grande, como é também o interior. Por outro lado a receita, se comparada com outras realidades, é pequena. Isso determina que os recursos, que são escassos, sejam administrados com muita responsabilidade. Só com uma gestão eficiente é possível conseguir avançar.
– Há previsão da realização de concurso para a área da Saúde?
– O Município está em fase de preparação do concurso e haverá vagas para a saúde.
– Fale de sua experiência como secretário de Saúde de Piúma e Itapemirim
– Foram duas experiências muito boas como secretário, antes de ser convidado para Cachoeiro. Em Piúma, como servidor efetivo à época, criamos grupos de trabalho para desenvolver melhores condições de trabalho e conseguir melhorar rapidamente a oferta dos serviços à população especialmente na atenção primária na vigilância em saúde.
Foi esse trabalho que nos credenciou a assumir o Município de Itapemirim e lá transformar a saúde local. Renovamos a frota de ambulâncias com 10 novas e mais 20 veículos para transporte sanitário. Contratamos mais de 25 especialidades médicas para o município.
Construímos o CAPS, o Centro de Zoonoses, seis Unidades Básicas de Saúde de grande porte. Fizemos um plano de cargos. Demos total apoio aos ACS e ACE valorizando a categoria tão importante para o desenvolvimento da saúde, pagamos o piso da categoria, conseguimos gratificar aqueles que se destacaram na função.
Também realizamos investimento no Hospital Menino Jesus para atendimento como maternidade, além de conseguir a instalação de um mamógrafo para atendimento à população. Deixamos um legado muito sério de muita responsabilidade lá e acho que esse trabalho me credenciou para que pudesse ser convidado a assumir a saúde de Cachoeiro.
– Como é a sua trajetória na vida pública e política?
– Tenho 25 anos de vida pública. Sou formado em Odontologia, especialista em Implante pela Universidade São Leopoldo Mandic, em São Paulo. Concluí o curso de atualização de Cirurgia Oral Menor e sou dentista efetivo dos municípios de Piúma e Iconha. Fui secretário Municipal de Saúde de Piúma (2011-2012), e Itapemirim (2013-2016) e auditor de Saúde do Município de Iconha (2020). E, desde janeiro de 2021, estou em Cachoeiro. Essa vasta experiência na gestão pública está aí para todos analisarem e avaliarem. Construímos um legado de trabalho eficiente e transparente com entrega de muito serviço à população dos municípios, cada um com sua particularidade.
Imagino que o trabalho realizado credencia nosso nome para 2024. Estarei à disposição da população para continuar trabalhando e, se o povo decidir que Itapemirim quer nosso trabalho, estarei pronto para ir à luta e participar da eleição municipal de 2024 em Itapemirim.