Pela primeira vez a Prefeitura Municipal da Serra chega com uma grande representação na delegação Estadual que participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Das 76 vagas de delegados, a Serra conseguiu garantir 12 vagas, representando 15,79% do total ou 25% dos participantes da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Esses delegados foram eleitos durante a 10° Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu em maio. Entre os nomes há dois representantes do segmento Gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros dois servidores do segmento trabalhador do SUS, que foram eleitos pela Secretaria de Saúde da Serra. Já, no segmento “usuários”, foram eleitos oito nomes para participar do evento.
De acordo com o gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Serra, Ângelo Eduardo Dias, a participação expressiva do município na Conferência é uma grande conquista. “A participação dos três segmentos, tanto como gestor, trabalhador e usuário, é de imensa importância para que possamos levar as demandas municipais e estaduais, além de defender as propostas que foram traçadas na Conferência Estadual para garantir melhorias e mais acesso aos serviços do SUS”, reforça.
Conferência
Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, Brasília passou a ser palco da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) desde domingo (02/07). Mais de 6 mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações chegaram à capital federal para debater e construir conjuntamente as políticas públicas e propostas que irão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos. Em uma edição histórica, a CNS de 2023 representa a resistência e defesa da democracia, a retomada da participação popular e do diálogo, da diversidade e representatividade, do combate ao preconceito e às desigualdades por um SUS mais inclusivo e universal.
A abertura ocorreu a partir das 19 horas e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. “Somos diversos, mas estamos unidos na luta pelo SUS, na luta pela democracia”, ressaltou a ministra ao cumprimentar os representantes de estados, municípios, movimentos sociais e autoridades presentes no evento. “Essa força coletiva de defesa da democracia que une o nosso Conselho Nacional de Saúde, que resistiu durante os anos mais difíceis da nossa história recente”, destacou Nísia Trindade.