Com 64,23% do total de votos válidos, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol), Aloísio Fajardo, foi reeleito para mais uma mandato de quatro anos. Investigador de Polícia, ele, que encabeçou a Chapa 1 (Sindipol Unido, Forte e Atuante), obteve 704 votos para dirigir a maior entidade de classe dos policiais civis capixabas no quadriênio 2023/2027. É quase o dobro dos votos obtidos pelos dois adversários de Aloísio, que, juntos, somaram apenas 382 votos.
“O resultado das eleições reflete a confiança e o reconhecimento dos sindicalizados no trabalho realizado pela atual gestão do Sindipol, demonstrando, nas urnas, apoio à continuidade das políticas e ações empreendidas nos últimos quatro anos”, comentou Aloísio Fajardo, no início da madrugada desta sexta-feira (26/05), quando se encerrou a apuração dos votos. “Eu e os demais membros e membras da Diretoria somos muito gratos a toda categoria por essa conquista”, completou o líder dos policiais civis capixabas.
Foi um processo eleitoral e representativo, em que a Chapa liderada por Aloísio Fajardo derrotou a Chapa 02 (Muda Sindipol), encabeçada pelo investigador Paulo Asafe dos Santos, que recebeu 268 votos (24,45%); e a Chapa 3 (Raiz), liderada pelo ex-presidente do Sindipol/ES e investigador aposentado Jorge Emílio Leal, que obteve 124 votos, correspondendo a 11,31% do total de votos válidos.
A votação ocorreu na quarta e quinta-feira (24 e 25 de maio), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, e nas Delegacias Regionais do interior do Estado. Confira a planilha de apuração dos votos aqui.
A derrota das ex-lendas
As eleições deste ano no Sindipol/ES serviram também para derrubar ex-sindicalistas que, até então, se consideravam lendas dentro da Polícia Civil e, ao mesmo tempo, reforçaram a liderança de outros atores. As ex-lendas são Gilmar Ferrari e José Rodrigues Carmargo, que se candidataram a vice-presidente e diretor de Administração, respetivamente, na chapa derrotada de Paulo Asafe. Camargo, inclusive, foi um dos fundadores do Sindipol e presidiu a entidade por diversas vezes.
Ao mesmo tempo, o pleito demonstrou o quanto o ex-deputado estadual por quatro mandatos e atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), é querido entre os policiais civis capixabas. Euclério, que é investigador de Polícia aposentado, foi uma das estrelas da campanha que elegeu Aloísio Fajardo, gravando vídeos de apoio e pedindo votos publicamente. O presidente reeleito é outro que mostra, mais do que nunca, a sua grande força dentro da categoria.