A Assembleia Legislativa aprovou três projetos do deputado Tyago Hoffmann (PSB) que “denominam” as novas estações de embarque e desembarque do novo Aquaviário, que em breve será inaugurado pelo Governo do Estado, com nomes de personalidades políticas do Espírito Santo. A estação de Vitória será chamada “Estação Prefeito Setembrino Pelissari”; a de Cariacica, “Estação Prefeito Aloízio Santos”; e a de Vila Velha, “Estação Governador Albuíno Azeredo”. De acordo com o deputado, os homenageados foram escolhidos por conta da contribuição que tiveram para a mobilidade urbana e a qualidade de vida na Grande Vitória. Os três políticos já são falecidos.
Setembrino foi procurador do Estado, advogado, vereador, deputado estadual e prefeito de Vitória por dois mandatos. Durante sua gestão, chegou a finalizar a primeira obra da Avenida Leitão da Silva, que atravessa diversos bairros da Capital. No dia 1º de dezembro de 2019, o governador Renato Casagrande (PSB) entregou uma nova Leitão da Silva, que foi ampliada e modernizada. Com três quilômetros de extensão, a avenida se estende da Rua Dona Maria Rosa, no bairro Andorinhas, à Avenida Beira-Mar, na Praia do Suá. E passa por outros bairros, como Santa Lúcia e Jaburu.
Aloízio Santos, pai do presidente da Assembleia – Marcelo Santos –, foi deputado federal por três mandatos e também prefeito de Cariacica, por dois. Nos dois mandatos, Aloízio construiu diversas estradas nas áreas urbanas e rural de Cariacica, além de promover a ampliação e serviços de pavimentação em avenidas e ruas do município. Conseguiu, assim, levar desenvolvimento social e econômicos e bairros e distritos antes abandonados pelo poder público.
Albuíno Azeredo foi vendedor ambulante, jogador de futebol e engenheiro de Transportes – foi funcionário da Vale do Rio Doce – antes de entrar na política. No governo de Max Mauro (1987/1990), Albuíno exerceu cargos de secretário Estadual de Planejamento e foi eleito governador do Espírito Santo em 1990, para o mandato de quatro anos: 1991/1994. Como secretário de Planejamento, Albuíno foi o responsável pela implantação do Sistema Transcol. Em 1984, foi criada a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb).
No período de 1986 a 1989, foram priorizadas ações técnicas para melhoria da qualidade e produtividade. Em 1989, com a construção do primeiro terminal urbano de integração de passageiros em Carapina, Serra, e com a aquisição, pelo governo estadual, do primeiro lote dos ônibus tipo Padron, de maior capacidade e conforto, iniciou-se a efetiva implantação do Sistema Transcol, com uma nova estrutura física, operacional e tarifária, adotando o modelo de operação tronco-alimentada, em substituição ao modelo radial concêntrico. Foi implantada a tarifa única integrada, em substituição a valores por linha.
“A aprovação dos três projetos foi muito importante para a nossa história. São ações que homenageiam personalidades importantes do Espírito Santo com os nomes deles nas estações do Aquaviário. O ex-governador Albuíno, o prefeito Aloízio e o doutor Setembrino tiveram contribuição muito grande para o desenvolvimento da Grande Vitória e do Estado. E, agora, o retorno do Aquaviário é uma demanda muito antiga e o governador (Renato Casagrande) teve a sensibilidade de iniciar esse projeto de retomada”, explicou Tyago Hoffmann.