O II Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública, divulgado esta semana pelo Instituto Sou da Paz e que coloca o Espírito Santo como exemplo no avanço ao combate à violência no Brasil, reforça ainda mais as políticas implementadas pelo Governo na busca de enfrentar cada vez mais as organizações criminosas e, consequentemente, conseguir reduzindo o número de homicídios. A garantia foi dada pelo governador Renato Casagrande (PSB), ao analisar reportagens publicadas pelo Blog do Elimar Côrtes e pelo jornal O Globo:
“Esse resultado reforça o caminho que estamos seguindo, reforça a direção que estamos percorrendo. Reforça ainda mais o nosso trabalho. Estamos fazendo investimentos fortes em tecnologia nas forças policiais. Investimos muito no governo passado e estamos agora fazendo mais investimentos em tecnologia. Nossas polícias estão prendendo importantes líderes de grupos criminosos. Nossas forças policiais têm armamento de última geração para poder enfrentar a criminalidade. Vamos continuar trabalhando para que, se Deus, continuar produzindo resultados”, pontuou o governador.
Renato Casagrande lembrou ainda que, graças ao Programa Estado Presente, implementado por ele em seu primeiro mandato (2011/2014), os índices de assassinato no Estado caíram drasticamente. Para o governador, o resultado do II Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública serve também para que os capixabas possam comparar o trabalho desenvolvido no Espírito Santo com outes entes federados:
“É muito bom que essas observações venham de instituições de fora. Quem vive aqui não consegue comparar nossas ações com as de outros Estados. Nós saímos de 2 mil homicídios por ano para mil homicídios. O Programa Estado Presente está produzindo efeito, mas a violência ainda é muito grande. Quando a gente vê um registro positivo de que a política nossa de combate ao crime está produzindo resultado, isso para nós é muito importante”, frisou o líder capixaba.
O Instituto Sou da Paz e o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) de São Paulo divulgaram na última quarta-feira (03/05) o II Balanço das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública, que evidencia iniciativas estaduais que representam boas práticas na área. Segundo a publicação, em 2021, o Distrito Federal registrou a menor taxa de homicídios dos últimos 45 anos, mesmo com o aumento da população. Já Alagoas, no mesmo ano reduziu 14,8% nos indicadores deste crime, enquanto São Paulo reduziu em 49% o roubo de veículos entre 2014 e 2021.
Essas foram algumas das boas práticas evidenciadas no II Balanço das Políticas de Gestão para Resultado na Segurança Pública, que destaca iniciativas estaduais que representam boas práticas na área. O estudo foi construído pelo Instituto Sou da Paz com apoio da República.org e do Instituto Galo da Manhã. O relatório atualiza o conhecimento sobre o status das diferentes políticas nos Estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Esses foram os Estados escolhidos para compor o estudo pois possuem políticas que promovem integração entre as Polícias Civil e Militar, estabelecem e acompanham metas de redução de crimes e metodologias de acompanhamento e prestação de contas sobre os resultados e indicadores de segurança pública”, explica Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “A elaboração do balanço foi participativa, nasceu de encontros com os gestores em que foram debatidos os principais desafios e as principais dificuldades”, comenta.
Veja aqui o II Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública