Um projeto de cidadania que estimula a participação de futuros eleitores, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Laranja da Terra e apoiado pela 7ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), foi selecionado para ser apresentado no 2º Boas Práticas Justiça Eleitoral, que será realizado no dia 26 de abril, de 14h30 às 15h30, de forma remota.
Beneir Cunha da Silva Junior, chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral (Baixo Guandu e Laranja da Terra), fará a apresentação do projeto, uma parceria entre a Sedu de Laranja da Terra e a unidade eleitoral. Estudantes do 4º ao 9º ano de escolas da rede pública da cidade estão envolvidos na escolha do “Prefeito Mirim e Juvenil”.
Coube ao cartório da 7ª Zona Eleitoral acompanhar a realização do processo eleitoral, com visita às escolas para a realização de palestras sobre o sistema de votação; e participar da comissão julgadora de um concurso de redações sobre a escolha dos novos prefeitos e prefeitas e vice-prefeitos e vice-prefeitas.
O objetivo da iniciativa é estimular a cidadania dos futuros eleitores; repassar as informações corretas sobre o processo eleitoral, combatendo a desinformação; e capacitar os mais novos para a formação de cidadãos mais participativos na comunidade. A eleição foi realizada nos dias 3 a 5 de abril e o resultado divulgado em cada escola participante. A posse das eleitas e dos eleitos acontecerá no dia 10 de maio.
Boas Práticas Justiça Eleitoral – Compartilhando o Sucesso!
Boas Práticas Justiça Eleitoral – Compartilhando o Sucesso! é um encontro mensal voltado ao compartilhamento de projetos e ações consideradas relevantes e inovadoras que já foram ou estão sendo executadas pelos TREs. Entre os objetivos do encontro estão o de compartilhar iniciativas e conhecimentos de forma eficiente e acessível para aprimorar o funcionamento da JE e a prestação de serviços à sociedade.
Boas Práticas Justiça Eleitoral – Compartilhando o Sucesso! é promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Superior Eleitoral (Liods/TSE).