Os 100 primeiros dias deste terceiro mandato do governador Renato Casagrande (PSB), alcançados na segunda-feira (10/04), já fazem parte do passado. O líder capixaba planeja agora os 100 próximos dias, que, segundo ele, serão também “agitados” e com a continuidade de entregas de obras e outras ações para a população do Espírito Santo.
Casagrande é do tipo de gestor que não sossega. Parece onipresente. Ao mesmo tempo em que despacha no Palácio Anchieta, onde também promove eventos de Governo, ele viaja para outros municípios, vai à Brasília e a outros Estados e até mesmo para fora do Brasil. Na próxima semana, Casagrande estará em Londres, onde vai apresentar para grupos de investidores as potencialidades do Espírito Santo, na nova edição da Lide Brazil Conference, criado pelo empresário e ex-governador de São Paulo João Doria.
O governador capixaba estará na Inglaterra de quinta-feira a sábado. Ele vai estar ao lado de outros quatro governadores: Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Helder Barbalho (PA) e Ronaldo Caiado (GO), além da ministra do Planejamento, Simone Tebet, de ministros do Supremo Tribunal Federal e outros empresários do Brasil e outros países. O evento vai discutir e apresentar soluções para temas importantes que afligem o Planeta, como segurança alimentar, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Temas que, aliás, Renato Casagrande já vem colocando em discussão e adotando medidas no Estado. Nesta entrevista ao Blog do Elimar Côrtes, ele fez questão de destacar que, neste seu terceiro mandato, vai “pisar um pouco mais no acelerador em algumas áreas”. E ele explica como vai ser a atenção nas áreas do meio ambiente, na tecnologia e inovação:
“Já fizemos completa mudança na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como forma de nos adaptarmos às mudanças climáticas, aperfeiçoando a área da sustentabilidade. Vamos intensificar também as áreas da inovação da tecnologia para avançarmos ainda mais na segurança pública, educação e saúde. Faremos fortes investimentos no ‘Governo Digital’, para colocar a tecnologia a serviço da sociedade. Faremos ainda um reforço muito grande para divulgar o Estado para fora do Espírito Santo, com o objetivo de fortalecermos o turismo capixaba”.
A inovação estará presente também até nas fardas dos policiais militares. Segundo o governador Casagrande, em breve será produzido o Termo de Referência para que o Estado possa publicar o edital para contratar as primeiras câmeras corporais. Essas ferramentas serão unificadas com celulares, visando garantir uma maior eficiência nas ações policiais, além de dar maior proteção aos próprios agentes. No momento, policiais penais – que atuam dentro dos presídios capixabas – já usam as câmeras em seus uniformes.
“Iniciaremos a ação com um projeto-piloto para o uso das câmeras nas fardas. Vai ser produzido um protocolo do uso das ferramentas para que os policiais possam se acostumar à tecnologia”, explicou Casagrande.
Embora o que tenha sido feito do dia 1º de janeiro de 2023 – quando tomou posse – até a última segunda-feira (10 de março), quando se completaram os 100 primeiros dias de governo, já faça parte da história, Renato Casagrande destaca que esses três meses e 10 dias de gestão foram, de fato, de muito trabalho:
“Foram 100 dias de muitas entregas, muito trabalho, muito resultado de governo. Começamos 2023 com muitos produtos já encaminhados no governo passado sendo entregues à população. Já visitei nesse período 30 municípios diferentes”, acrescentou o governador.
Diversas importantes obras, sobretudo na área da mobilidade iniciada em seu segundo mandato, serão entregues nos próximos dias, como a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte; o novo Aquaviário, ligando Vitória a Cariacica e Vila Velha; a Rodovia 388, que liga a Rodovia do Sol, na altura da Grande Vermelha, em Vila Velha, à BR-101 Sul, em Amarelo, já em Guarapari; o novo viaduto de Carapina, na Serra, que vai desafogar o trânsito na região; e a nova Avenida Abdo Saad, em Jacaraípe, na Serra.
“Assinamos parcerias com os municípios e ajudamos na realização de obras que são, em tese, de responsabilidade das prefeituras. Acabamos de lançar nesta semana edital para o Funpaes (Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo), que estabelece repasse de recursos do Governo do Estado para as prefeituras. No dia 17, lançaremos o Plano Estadual de Segurança Escolar, que será uma ação permanente do governo”, pontuou Casagrande.
No dia 20 deste mês – próxima quinta-feira – o governador terá sua primeira agenda internacional deste ano: estará em Londres, de onde retorna no final de semana. Frisa-se que, no final de seu segundo mandato, Renato Casagrande foi à cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Desta vez, na Inglaterra, vai participar da nova edição da Lide Brazil Conference. “Estarei lá para mostrar as potencialidades econômicas do Espírito Santo”, informa Renato Casagrande.
Ao retornar ao Brasil, ele vai tirar 10 dias de férias no mês de maio. Casagrande espera poder descansar um pouco. Na entrevista que concedeu ao Tribuna Online, no final de semana, para falar sobre os 100 primeiros dias de governo, Renato Casagrande foi questionado sobre como faz para descansar, se pratica alguma atividade esportiva, já que começa a trabalhar antes das 7 horas da manhã e estende a jornada até tarde da noite. Com um sorriso, o governador respondeu: “Eu descanso trabalhando”.
Como diz um dos slogans de sua gestão nos três mandatos como governador do povo capixaba (2011/2014, 2019/2022, 2023/2026), “o governo não pára”.