O cabo Simões, lotado no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, foi homenageado pelo Comando-Geral da PMES, na tarde de sexta-feira (17/02), por seu ato de amor, profissionalismo e coragem ao salvar a vida da menina Valenthina, de 2 anos de idade. No dia 5 de fevereiro de 2023, a menina passou mal e foi entregue pelos pais ao cabo Simões, já inconsciente, pálida e com os lábios arroxeados, na confiança de que ele pudesse reanimá-la.
Com técnica, o militar prestou os primeiros socorros e fez massagem cardíaca por 15 minutos até a criança conseguir respirar e recobrar os sentidos. Logo depois, a ambulância com o socorro profissional chegou e ela foi levada até o hospital.
O caso aconteceu na Barra do Jucu, em Vila Velha. Os pais da Valenthina (Marcus Malanquini e Ana Carolina), aproveitando o dia de sol, permitiram que a menina se divertisse na piscina durante toda manhã daquele domingo (05/02). No entanto, a menina passou mal devido ao forte calor. Eram 12 horas, quando Valenthina começou a ficar inconsciente. Desesperados, os pais saíram de carro de onde estavam e procuraram o Posto 06, do BPTran, localizado na Rodovia do Sol, na Barra do Jucu, onde foram atendidos pelo Cabo Simões.
A menina já estava sem pulso, pálida e com os lábios arroxeados. Imediatamente, cabo Simões acionou a ambulância da concessionária da rodovia, mantendo o procedimento de ressuscitação cardíaca por 15 minutos, até a chegada do socorro. Todavia, pouco antes da chegada da ambulância, Valenthina já havia recobrado a consciência, para alívio de seus pais, que acompanharam de perto todo empenho do policial.
Na última sexta-feira (17/02), com a Valenthina saudável e cheia de vida nos braços, a mãe Ana Carolina, o pai Marcus, o irmão Arthur e avó Leila, fizeram questão de agradecer a solicitude e o heroísmo do policial Simões. E foram até o Quartel do Comando-Geral da PM, em Maruípe, Vitória, tendo sido recebidos pelo comandante-geral, coronel Douglas Caus, o subcomandante-geral, coronel Sérgio Pereira Ferreira, o comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, e o major Flávio Cavatti.
“A missão do policial militar vai além do que se vê normalmente, que o é patrulhamento ostensivo e o embate diário contra a criminalidade. Na Academia de Polícia, por exemplo, ele recebe instruções de primeiros socorros, manobras e massagens cardíacas, para que possa salvar a vida tanto de um colega de farda, quanto de um cidadão que esteja precisando. E num momento como esse, o conhecimento do cabo Simões foi primordial para salvar a vida da garotinha. Estamos muito orgulhosos por sua coragem e bravura”, afirmou o coronel Caus.
Sob os elogios da família e a todo momento sendo referenciado pelos pais como um verdadeiro “anjo”, cabo Simões retrucou: “Dei o meu melhor, pois quando fazemos isso, ajudamos as pessoas e a vida fica mais leve. Nada melhor do que ver o sorriso no rosto de todos da família e a pequena Valenthina saudável e feliz”.
No mesmo domingo, o pai de Valenthina, Marcus Malanquini, já havia também usado as redes sociais para agradecer o policial Simões por ter salvo a vida da menina: “Acredito muito em Deus, ele é maior. No momento em que entreguei a Valenthina nos braços do Cb Simões, também depositei nele toda esperança de tê-la de volta viva em nossos braços, e graças a ele ainda a temos no seio de nossa família e devemos essa felicidade ao Cb Simões. Em meu nome, em nome de minha esposa, Ana Carolina, e em nome da Valenthina, agradecemos não só ao Cb Simões, mas também ao comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito e ao comandante da PMES por estarem à frente de um excelente trabalho. Que Deus ilumine todos vocês e os protejam sempre! Obrigado por salvarem a vida de nossa querida filha. Fiquem com Deus!”.
(Com informações também do Portal da PMES)