A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo, recebeu o reconhecimento do Prêmio Innovare pelo programa, lançado em fevereiro de 2020, intitulado “Meu Primeiro Cliente”. O Prêmio Innovare tem como objetivo reconhecer e disseminar práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça no Brasil, além de identificar ações concretas que possam trazer mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.
O presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk Filho, ressalta a satisfação que sentiu ao saber do reconhecimento da Innovare para o programa da Ordem, que abriu as portas dos escritórios para dezenas de jovens advogados e advogadas em início de carreira, com até cinco anos de carteira da Ordem. “A ideia surgiu de uma alta demanda da jovem advocacia capixaba em busca de uma oportunidade dentro de escritórios na Grande Vitória. Buscamos, então, viabilizar o desejo de escritórios por advogados e advogadas recém-formados, com boa qualificação, dando a oportunidade a eles de ingressar no mundo jurídico. O programa, que já teve duas edições, é um grande sucesso. E ter esse reconhecimento tão importante significa que estamos no caminho certo em nosso trabalho em prol da advocacia do Estado”, explica Rizk Filho.
O projeto começa sempre com a abertura de inscrições gratuitas e, posteriormente, uma prova. Na primeira edição, foram aprovados 35 advogados e advogadas que, em seguida, passaram por um curso presencial de capacitação de 30 dias oferecido pela Escola Superior de Advocacia (ESA), mediante o pagamento de uma pequena taxa, onde receberam orientação sobre as práticas jurídicas dentro de bancas. Após a concretização das aulas, todos ficaram aptos para o trabalho remunerado, por um mês, em escritórios de advocacia previamente selecionados pela OAB-ES. “Foram mais de 400 inscritos na primeira edição e eu que realizei a aula inaugural e a de encerramento para os aprovados”, lembra o presidente da Ordem.
Já a segunda edição, devido à pandemia da Covid/19, foi na versão on-line, e a realização da prova foi à distância. Outra inovação foi a abertura do programa para o interior e o curso de capacitação que foi realizado antes do processo seletivo e aberto a toda jovem advocacia. Foram mais de 250 jovens advogados e advogadas participando. Posteriormente, foram selecionados 60 profissionais dentre os que obtiveram as melhores notas, que passaram a ficar aptos para atuar nos escritórios selecionados pela Ordem, tanto na Grande Vitória, quanto no interior.
“É uma oportunidade única para a jovem advocacia em início de carreira, principalmente porque após esses 30 dias de experiência em um escritório, dependendo do resultado, esse advogado ou advogada pode ser contratado”, ressalta Rizk Filho. “Além disso, os escritórios que aderem ao programa têm 50% de desconto nos eventos promovidos pela OAB-ES e 100 horas de aulas gratuitas em quaisquer cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA-ES)”.
Segundo ele, o programa busca resolver três problemas: a falta de experiências práticas da jovem advocacia com um curso completo e com profissionais altamente qualificados; a ausência de oportunidades para os jovens advogados e advogadas ingressarem no mercado de trabalho e serem contratados por grandes bancas já consolidadas, que disponibilizam vagas de experiência para os que forem aprovados no curso; e a necessidade de se realizar processo seletivo completo e complexo para a contratação de advogado e advogada devidamente capacitado, visto que a OAB-ES disponibiliza lista dos profissionais que participaram e foram aprovados no programa de capacitação.
“E podem aguardar, em breve estaremos lançando a terceira edição do programa, ainda este ano”, garante o presidente da Ordem.
Para o presidente da Comissão da Jovem Advocacia-OAB Jovem, na época, Baltazar Bittencourt, trata-se de um projeto bem inovador, o que acabou proporcionando com que a OAB-ES abrisse as portas do mercado de trabalho para a jovem advocacia. “Além disso, proporcionou muito conhecimento técnico totalmente voltado para a carreira jurídica dentro de escritórios e oportunizou a esses jovens advogados e advogadas a experiência de vivenciar o dia a dia da advocacia, com a oportunidade, ainda, de ser contratado pelo escritório que o acolheu nesse período”, ressalta.
Baltazar Bittencourt também diz sobre a importância desse reconhecimento e aprovação do Prêmio Innovare para com o programa. “Certamente isso é um grande incentivo para que o presidente crie novas edições, procurando desenvolvê-lo cada vez mais, além de aprimorá-lo”.
O sucesso do “Meu Primeiro Cliente” foi tão grande que ganhou até repercussão nacional, sendo destaque no site Análise Advocacia 2020, quando destacou a contratação da advogada Ellen Karolini Avelar Pinheiro para a área trabalhista no renomado Escritório Cheim Jorge Abelha Rodrigues Advogados Associados.
Ela participou da primeira edição do programa e foi acolhida pelo escritório para sua primeira experiência de 30 dias. Após esse período recebeu o convite para continuar o trabalho junto à renomada equipe de advogados e advogadas do local.
“Dois anos após a participação da primeira edição do ‘Meu Primeiro Cliente’ continuo colhendo os frutos na área profissional e na vida pessoal. Após o período de acolhimento de um mês no renomado escritório Cheim Jorge Abelha Rodrigues Advogados Associados, tive o privilégio e a honra de ter sido contratada. Trabalhar (aprender) com advogados e advogadas experientes e bem-sucedidos em sua área de atuação foi de suma importância para realizar meu sonho de montar meu próprio escritório”, conta Ellen Karolini. Em abril de 2022, com um bebê de quatro meses e um escritório próprio, Ellen Karolini resolveu se despedir do CJAR. “Mas a experiência obtida e a rede de contatos levarei sempre”, concluiu.