“Desde o início de 2019, o nosso governo vem investindo forte na segurança pública e também em nossos policiais para que possamos ofertar o melhor para a sociedade capixaba”. Foi desta forma que o governador Renato Casagrande (PSB) resumiu o salto de qualidade dado à Polícia Militar do Espírito Santo, no seu segundo mandato à frente do Executivo Estadual, ao visitar o Quartel do Comando-Geral da PM, na manhã de terça-feira (31/01). Reeleito em outubro de 2022 para o terceiro mandato, Casagrande conheceu de perto alguns dos equipamentos adquiridos para a corporação nos últimos quatro anos, dentro do que foi programado pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Ao todo, são mais de R$ 100 milhões em investimentos em novos armamentos (letais e não-letais), equipamentos de comunicação, viaturas com dispositivos tecnológicos, além de obras de infraestrutura.
O Governo do Estado trabalha na reestruturação e modernização das forças de segurança pública. Nos últimos quatro anos, a Polícia Militar vivenciou um período de investimentos históricos, afirmou Casagrande: “É um investimento importante para o nosso Estado. Para que os nossos policiais tenham condições de enfrentar os grupos criminosos com mais eficiência”, afirmou Casagrande. Veja aqui vídeo da visita do governador ao QCG da PM.
Ele iniciou o segundo mandato – depois de ter governado o Estado no período 2011/2014 –, em janeiro de 2019, encontrando uma segurança pública totalmente desestruturada, fruto da falta de continuidade das políticas públicas adotada por seu antecessor, Paulo Hartung. Desde então, o governo dele vem investindo forte nas forças policiais para que os profissionais possam entregar à população os melhores resultados, como, por exemplo, a redução do número de homicídios – o que foi um fato nos último quatro anos.
“Fomos ver de perto todo o investimento que estamos fazendo na nossa Polícia Militar. Novos armamentos de primeiro mundo, letais e não letais, equipamentos de proteção e comunicação para os nossos policiais, novos instrumentos para nossa Banda de Música que também nos ajuda a cultivar a paz e investimentos em tecnologia de ponta: drones de última geração, computadores e equipamentos para controle de trânsito. Cerca de R$ 107 milhões para que a gente possa estar ainda mais preparado para defender a população e oferecer maior qualidade no serviço de segurança prestado a cada cidadão capixaba”, completou o governador.
Renato Casagrande foi recepcionado pelo comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, na visita que contou também com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho. Oficiais e praças da corporação expuseram as novas aquisições logísticas como armamento letal e não letal, equipamentos e tecnologias de comunicação, além de instrumentos musicais e de fiscalização de trânsito. No eixo de infraestrutura, foram destacadas as construções e reformas das Unidades Militares ao longo dessa gestão. E nos eixos recursos humanos e treinamento, foram ressaltado a formação de novos soldados e oficiais e no capacitação constante do efetivo da PMES.
De acordo com o coronel Caus, toda a instituição militar deve observar esses eixos de investimento para oferecer melhor execução do serviço prestado à população capixaba. “Assim, o policial militar que está executando sua função de servir e proteger irá fazer com bastante qualidade”, disse o comandante-geral.
Além da reestruturação e padronização das instalações físicas das unidades, houve a modernização do parque bélico com a aquisição de armamentos e equipamentos de ponta, semoventes (cães policiais), bem como a recomposição do efetivo da PM, dentre outras ações. Foram adquiridas ainda mais de 1.200 novas viaturas, o que permitiu a renovação da frota da instituição.
(Fotos: Rodrigo Araújo/Governo do ES)