A Polícia Militar realizou a entrega de 109 armas para a Prefeitura de Anchieta. Durante cerimônia realizada pelo Governo do Estado na cidade, o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, assinou o termo de doação das armas que irão incrementar o parque bélico de Anchieta e auxiliar no serviço de segurança da Guarda Civil Municipal.
Ao todo foram entregues 100 pistolas calibre 40, 05 espingardas calibre 12 e 04 carabinas também calibre 40. Ainda durante o evento, o Governo do Estado assinou um convênio de Cooperação técnica para inserção da Guarda Municipal no Programa Estadual Patrulha Maria da Penha, da qual a Polícia Militar já faz parte. Foi assinada também uma ordem de serviço para construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Teresinha Godoy de Almeida.
Para o governador Renato Casagrande, armas de fogo são instrumento de trabalho dos policiais e equipamentos que fazem parte da boa prestação de serviço em segurança pública. “Nesse cenário, vimos a necessidade de ajudar a equipar a guarda municipal de Anchieta, que será a primeira do estado a assinar um acordo de cooperação técnica para compor o programa Patrulha Maria da Penha. Esse importante trabalho a PM já faz, mas precisa de mais efetivo, fazendo com que essa parceria seja fundamental”, avaliou.
“Quero agradecer ao prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, pois será a primeira Guarda Civil Municipal que firma parceria com o Governo para fazer as visitas relacionadas à Patrulha Maria da Penha. Essa ação é simbólica em relação à proteção das mulheres. Infelizmente, ainda temos uma cultura de violência contra as mulheres no Espírito Santo. Só com ações, como esta que estamos realizando aqui, vamos dar um basta neste problema”, exclamou o governador Casagrande.
Durante a agenda, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), firmou um convênio com a Prefeitura de Anchieta, com objetivo de inserir a Guarda Municipal na execução das ações da Patrulha Maria da Penha. A partir de agora, as viaturas e equipes já treinadas da GM poderão realizar as visitas tranquilizadoras que, antes, eram feitas somente pelas radiopatrulhas da PMES. A medida foi aprovada pelo Poder Judiciário, que emite ofício para que as forças de segurança prestem apoio à vítima.
“A possibilidade de a Guarda Civil Municipal realizar as ações da Patrulha Maria da Penha é de extrema importância, pois irá intensificar essa importante política pública que visa a fiscalização do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência deferidas pelo Judiciário, que por conseguinte vai impactar na diminuição da reincidência. Além disso, vai possibilitar que as forças de segurança municipal e estadual trabalhem de forma integrada no combate à violência contra à mulher, buscando sempre a prevenção de tais delitos. Por fim, é importante ressaltar que o convênio deixa claro o interesse do município em buscar estratégias para reduzir o índice de violência contra a mulher em seu território”, destacou a gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michelle Meira.
Participando da primeira atividade inerente ao cargo, a secretária de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes, lembrou que a nova pasta vai realizar um trabalho transversal entre as secretarias e órgãos do Governo do Estado em relação às políticas públicas voltadas a este público. Ela lamentou que o ano de 2023 tenha começado com o registro de casos de feminicídio, contudo, salientou a redução no número de mortes violentas nos últimos anos.
“Os dados do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) apontam que o Espírito Santo fechou o ano de 2022 com a menor taxa de homicídios dos últimos 34 anos. Os bons resultados alcançados entre 2019 e 2022 não ocorreram por acaso. Foram conquistados a partir da retomada do Programa Estado Presente no início da gestão passada. Nessa minha atuação pretendo apoiar e intensificar essas políticas públicas que integram a repressão qualificada e a prevenção à criminalidade para que a siga trilhando o caminho da redução da violência ao longo dos próximos anos”, comentou Jacqueline Moraes.
O governador Renato Casagrande comentou ainda sobre a redução histórica no número de homicídios e reconheceu o trabalho da Polícia Militar, em conjunto com as outras forças de segurança para o alcance de tal feito.
Na oportunidade, o coronel Caus agradeceu os investimentos do Governo do Estado, que aliados a uma gestão operacional e administrativa fortes estão levando uma melhor prestação de serviço em segurança pública à sociedade capixaba.
Por fim, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, enalteceu o evento que agregou investimentos importantes na educação, na segurança e no combate à violência contra a mulher.
“Num mesmo local concentramos nossos esforços e investimentos em pautas muito importantes e que necessitam continuamente de políticas públicas. Ressalto aqui o excepcional trabalho da Polícia Militar, cujos processos internos permitiram avançar na compra de novas armas para reforçar a segurança de nosso Estado”, finalizou.
(Fotos Rodrigo Araújo/Governo do ES)