A atual vice-governador do Espírito Santo, Jacqueline Moraes (PSB), vai assumir, a partir de janeiro de 2023, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (17/12) pelo governador reeleito Rebato Casagrande (PSB) em suas redes sociais. A Pasta vai ser criada logo no iníicoo do ano, assim que Casagrande tomar posse para seu terceiro mandato como governador.
“Pela primeira vez o Espírito Santo terá uma Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e será comandada por Jacqueline Moraes”, escreveu Casagrande, que emendou: “Um gesto que demonstra a importância, a força, o protagonismo e a autonomia da mulher”.
Casagrande lembrou ainda que Jacqueline Moraes tem um histórico admirável na política do Estado, “sendo a primeira vice-governadora do Espírito Santo e a primeira mulher a assumir o cargo de Governadora do Estado por quatro vezes.”
Jacqueline Moraes e o governador Renato Casagrande estiveram juntos, na manhã deste sábado (17/12), inaugurando a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Marinho, no município de Cariacica. Com investimento de R$ 42,5 milhões, o equipamento terá capacidade de bombeamento de 72 milhões de litros/hora por meio de oito bombas, podendo ter a sua capacidade ampliada para 81 milhões de litros/hora, auxiliando a drenagem das águas da bacia do Rio Marinho. Cerca de 100 mil habitantes serão beneficiados com o investimento.
Jacqueline Moraes diz receber a missão com muita alegria e honra de mais uma vez cravar na história política do Espírito Santo: “A força da participação da mulher nos espaços de poder e decisão. Serei a primeira secretária de Política Pública para as Mulheres do Estado, fruto de reivindicações e da escuta ativa do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais das Mulheres que compõem todos os seguimentos da sociedade civil organizada”, disse ela.
E finalizou argumentado se sentir “honrada em estabelecer a partir da Vice-Governadoria essa representatividade feminina no Governo do Estado cuidando de uma Secretaria com políticas públicas para mais da metade da população que são as mulheres, com uma atuação pautada na transversalidade, na intersetorialidade e no trabalho em rede, visando à igualdade e a efetivação das políticas de enfrentamento à violência contra mulheres, a equidade e a paridade de gênero no Estado do Espírito Santo”.
A criação da nova secretaria foi um compromisso de Renato Casagrande durante a campanha eleitoral. A escolha de Jacqueline Moraes se dá pelo perfil dela. É considerada ideal para a nova Pasta. Nos quatro anos como vice-governadora, Jacqueline Moraes esteve sempre colocando em prática políticas voltadas para as mulheres. Ela criou, por exemplo, o Programa Agenda Mulher, que busca construir uma agenda de política sociais que ofereça condições mais igualitárias para as mulheres na sociedade.
Jacqueline Moraes disputou as eleições deste ano para a Câmara Federal. Não conseguiu se eleger, obtendo 29.828 votos. O futuro vice-governador do Estado é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).