O governador reeleito Renato Casagrande (PSB) acaba de anunciar troca-troca em duas importantes secretarias para o seu terceiro mandato à frente do Executivo Estadual a partir de janeiro de 2023. O delegado federal aposentado Álvaro Duboc voltará para a titularidade da Secretaria de Estado da Economia e Planejamento (SEP), que, até este momento, é ocupada pela ex-prefeita de Alto Rio Novo, a advogada Maria Emanuela Alves Pedroso. Por sua vez, Emanuela Pedroso vai assumir a Secretaria de Governo, ocupada por Duboc.
No dia 2 de abril deste ano, Emanuela Pedroso assumiu a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP). Foi a primeira vez que uma mulher comandou a Pasta desde a sua criação, em 2005. Ela já atuava como assessora especial da SEP.
Maria Emanuela Alves Pedroso é formada em Direito pelo Centro Universitário do Espirito Santo (Unesc), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e pós-graduada em Licitações e Contratos pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). Ela é casada, mãe de uma filha. Nasceu em Alto Rio Novo, cidade da qual foi prefeita, entre 2013 e 2016.
Atuou também como secretária de Governo e de Administração e Finanças, na Prefeitura de Viana, de 2017 a 2019. Foi ainda secretária-executiva da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e, posteriormente, subsecretária Administrativa da Secretaria de Governo (SEG), entre março e dezembro de 2021.
Álvaro Duboc é um dos maiores coringas de Renato Casagrande. Ele está com o governador desde outubro de 2012, quando assumiu a Secretaria Estadual Extraordinária de Ações Estratégicas, responsável pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, criado por Casagrande em seu primeiro mandato iniciado um ano antes. Em 2015, a secretaria e o Estado Presente foram extintos pelo então governador Paulo Hartung (2015/2018).
Nesse período, Álvaro Duboc continuou firme aliado e conselheiro de Casagrande e, neste segundo mandato, iniciou a gestão como secretário de Economia e Planejamento e, ao mesmo tempo, como coordenador executivo do Estado Presente, retomado em janeiro de 2019. Em janeiro deste ano, Duboc foi transferido para a Secretaria de Governo, mantendo-se, no entanto, como coordenador do Estado Presente, missão que ele continuará tendo no próximo governo de Renato Casagrande.