A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Estado do Espírito Santo (ABMCJ-ES) divulgou nota, na nesta sexta-feira (25/11), em que repudia com veemência os ataques feitos por um candidato a deputado estadual derrotado nas eleições de outubro deste ano, o microempresário bolsonarista Maxcione Pitangui de Abreu (PTB), à procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade. No vídeo que produziu e postou em suas redes sociais, Max Pitangui, que se intitula radialista, publicitário e palestrante, ofende Luciana Andrade, atribuindo a ela nomes pejorativos e a difamando quanto à atuação frente à chefia do Ministério Público Estadual.
“É inadmissível que qualquer pessoa seja atacada da forma com que se é colocado no vídeo, principalmente, quanto a acusações tão graves! A ABMCJ-ES lembra que tais ofensas podem configurar crimes previstos na Lei Penal e se coloca à disposição da doutora Luciana Andrade para auxiliar na adoção das medidas legais cabíveis”, pontua a presidente da entidade, a procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele.
Segundo ela, “doutora Luciana tem realizado um trabalho exemplar à frente do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, principalmente no combate à violência contra a mulher, intolerância religiosa, racismo e corrupção, defendendo sempre práticas que valorizem os direitos humanos de todo cidadão”.
Catarina Gazele Iembra que, por conta de sua atuação firme frente ao Parquet estadual e liderança junto aos Membros do Ministério Público Brasileiro, Luciana Andrade foi eleita em agosto do ano passado, por aclamação, para a presidência do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
“Precisamos robustecer o combate aos ataques infundados a todas as mulheres! Atacar sem provas é impor o autoritarismo. Estamos no mês que se realiza os ‘21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’ e não podemos ficar caladas! Exigimos respeito a todas nós urgentemente”, destacou a presidente da ABMCJ-ES, Catarina Gazele.
Max Pitangui tem uma empresa que se chama Maxcione Pitangui de Abreu Publicidade e está localizada na Serra. Candidato a deputado estadual pelo PTB, ele obteve apenas 895 votos no pleito de 2 de outubro deste ano. Ele usa as redes sociais para atacar, com ofensas, calúnias e difamações, o governador Renato Casagrande e outros membros do Governo capixaba. No vídeo, que postou também em sua página no Faceboock, Max xinga também, o governador e ataca com mentiras o deputado estadual eleito Tyago Hoffmann e o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud de Oliveira. Em seu ataque de fúria, ele pode estar cometendo ainda o crime de misoginia.