O governador Renato Casagrande (PSB) encerrou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27) com uma reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com os governadores do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, na manhã desta quarta-feira (16/11). Casagrande é o presidente do Consórcio Brasil Verde e coordenador da coalizão Governadores pelo Clima.
“Destaquei a importância de o Brasil ter uma autoridade climática para que possa ser uma referência no tema e dialogar com o setor. Também tratamos um pouco sobre os rumos ambientais que o País vai tomar após o presidente Lula assumir em janeiro de 2023, bem como as parcerias que os Estados estão querendo fazer com o Governo Federal em relação às mudanças climáticas”, afirmou Casagrande sobre o encontro.
Durante o evento realizado pelo Consórcio da Amazônia Legal, foi entregue uma carta ao presidente eleito Lula com as ações desenvolvidas na área ambiental. Participaram da reunião, além de Casagrande, os governadores Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wanderlei Barbosa (Rondônia), Gladson Cameli (Acre) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).
Logo após o evento, Casagrande embarcou rumo a Vitória. A estimativa de chegada em Vitória é no início da madrugada de sexta-feira (18/11). Antes do embarque para o Brasil, o governador informou que o Espírito Santo vai receber um investimento ambiental privado na recuperação da cobertura florestal. A organização Conservação Internacional Brasil vai investir no reflorestamento de mil a três mil hectares na Região Norte do Estado, informou o diretor da organização, Maurício Bianco.
Entidade não-governamental sediada em Washington D.C., nos Estados Unidos, a Conservação Internacional escolheu o Espírito Santo por conta do programa Reflorestar, do Governo do Estado, que é uma referência no Brasil e já restaurou mais de 10 mil hectares de forma ativa e acompanha a regeneração de 225 mil hectares de cobertura florestal.
Em sua fala, o governador Renato Casagrande comemorou o sucesso do programa, além da captação de novos investimentos para o Espírito Santo. “O Reflorestar é uma referência em todo Brasil, motivo que a Conservação Internacional escolheu o nosso Estado para essa ação. São investimentos importantes para que possamos tornar o Espírito Santo cada vez mais referência na área ambiental”, destacou.
Ainda durante a programação da COP 27, o governador capixaba se reuniu com o governador do Estado de Washington (EUA), Jay Inslee. O evento da Under2 Coalition reuniu com vários governantes de governos subnacionais presentes na Conferência. Na pauta, ações para conter as mudanças climáticas nos entes subnacionais. A Under2 Coalition é a maior rede global de estados, regiões, províncias e outros governos subnacionais comprometidos em alcançar emissões líquidas zero [dos gases de efeito estufa] até 2050.
A comitiva capixaba na COP 27 é integrada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabricio Machado, pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, e pelo coordenador de projetos, Robson Monteiro.
(Fotos: Giovani Pagotto)