O Cerco Inteligente do Governo do Estado alcançou, na sexta-feira passada (11/11), o número de 101 veículos com restrição recuperados em todo o Espírito Santo, depois de pouco mais de três meses do início da fase operacional iniciada em agosto. As duas últimas ocorrências foram registradas no último dia 10, sendo uma moto em Fundão e um carro, Fiat Fiorino, em Santa Teresa, que apresentavam alerta de furto ou roubo. O próximo passo para aumentar o combate à violência e às organizações criminosas em solo capixaba será a inclusão do programa de reconhecimento facial no Cerco Inteligência, conforme anunciou o governador Renato Casagrande (PSB).
“O Cerco Inteligente tem sido responsável pela elucidação de alguns crimes que teríamos mais dificuldades caso não tivéssemos esses equipamentos. Em breve teremos reconhecimento facial, o que ajudará no reconhecimento de suspeitos e a prisão daqueles que estão foragidos e ou com mandado de prisão expedidos pela Justiça. E com cada vez mais câmeras espalhadas pelo Estado, vamos trazendo segurança e também a sensação de segurança ao capixaba”, disse Casagrande, que se encontra na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27).
O governador reeleito tem destacado sempre que a segurança pública capixaba está saindo da “era analógica e passando para a digital”. Por isso, a importância do Cerco Inteligente e o uso da tecnologia como uma aliada no combate à violência, que não passa apenas pelo aumento do efetivo policial.
No Brasil, o programa de reconhecimento facial foi usado pela primeira vez no Carnaval de Salvador de 2019. Graças ao sistema tecnológico, a polícia baiana prendeu Marcos Vinicius de Jesus Neri, 19 anos, na noite de 5 de março depois de ser identificado em uma das câmeras de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Marcos estava com um mandado de prisão em aberto e era procurado pela polícia por suspeita de homicídio. Vestido com a fantasia do bloco ‘As Muquiranas’ e maquiado, ele estava passando por um dos portais de abordagens no circuito Dodô (Barra/ Ondina), quando foi reconhecido pelo sistema e preso pelos policiais militares que faziam a revista.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, somente no período entre 1º e 10 de novembro de 2022, dez veículos foram recuperados com o auxílio do Cerco Inteligente, uma média de quase duas recuperações por dia com o uso das câmeras. Além da utilização da tecnologia para localizar esses automóveis que foram levados por criminosos, o recurso ainda tem sido fundamental nos trabalhos investigativos.
No caso do sequestro relâmpago de um empresário, que foi levado por criminosos após ser rendido no estacionamento do Iate Clube, na Praia do Canto, em Vitória, um conjunto de imagens envolvendo o Cerco Inteligente do Estado, o Cerco Eletrônico de Vitória e o sistema Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem câmeras inteligentes nas rodovias federais, ajudou muito os policiais a localizarem o cativeiro, em Viana. A vítima foi resgatada ilesa e dois bandidos foram presos.
Atualmente, o sistema já conta com 523 câmeras ativas em 130 pontos de monitoramento. Até o fim do ano, o Governo do Estado espera que mais cerca de 700 câmeras estejam instaladas nas principais vias de todo o Espírito Santo, totalizando 290 pontos de monitoramento.
“É um investimento muito forte do governador Renato Casagrande, que começa a nos dar um grande retorno na segurança pública. Além dos mais de 100 veículos com restrição de furto e roubo recuperados, ainda temos a questão da investigação. Está sendo crucial para nosso trabalho e cada dia mais vamos evoluindo no uso dessa tecnologia”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante.
Sobre o Cerco Inteligente
Lançado em 13 de janeiro de 2022, o Cerco Inteligente é um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública. Com equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real, o Cerco Inteligente foi idealizado para garantir a segurança dos capixabas e evitar a evasão de recursos e fraudes fiscais.
Na segurança pública, uma das aplicações do sistema é a recuperação de veículos roubados. O Cerco Inteligente de Segurança tem representado um importante avanço tecnológico no combate à criminalidade, permitindo a identificação e o reconhecimento de veículos, o que confere mais celeridade nas ações de policiamento ostensivo, bem como robustece investigações.