A Polícia Militar do Espírito Santo recebe uma comitiva de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O encontro, que começou na segunda-feira (07/11) e vai até sexta-feira (11/11), é para realização de visita técnica e coleta de subsídios para a Jornada Nacional de Polícia Comparada do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO II/22. A visitação tem objetivo realizar encontros técnicos e científicos, visando o aperfeiçoamento profissional, o intercâmbio cultural e a integração social e comunitária dos profissionais da área de segurança pública.
Em um ambiente de interação e troca de experiências, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, recepcionou no Quartel do Comando-Geral da PM, os 19 oficiais da co-irmã de São Paulo, liderados pelo tenente-coronel Paulo Henrique Rosas. “É um prazer receber os oficiais de São Paulo e contribuir para essa jornada de aperfeiçoamento” iniciou o comandante-geral. Ele destacou a importância de discutir as causas da criminalidade para combatê-las, enfatizando que para prestar um melhor serviço à sociedade é necessário ter o foco no bom trabalho dentro da Instituição.
O comandante-geral evidenciou o combate ao crime no Espírito Santo é feito sob forte força policial especializada, atuação da inteligência e integração com as forças de segurança, além do Ministério Público, que fornece as informações para atuação de prisões qualificada, reduzindo a criminalidade na região, por meio da “Operação Sentinela”.
Finalizando, o coronel Caus confirma a importância de informações sistêmicas compartilhadas entre os Estado devido à integração que é mantida na tríplice divisa (MG/ES/BA). “É possível compreender como a dinâmica de um Estado influencia no outro”.
Na ocasião, o tenente-coronel PMESP Paulo agradeceu a oportunidade de integração e atualização de conhecimento, presenteando o comandante-geral com uma medalha e um brasão da Polícia de São Paulo e concluiu “continue sendo instrumento de bem servir a sociedade capixaba, edificando o bem”.
(Fonte: Portal da PMES)