A participação dos prefeitos nessas eleições foi fundamental para a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Logo no início do segundo turno, ele recebeu apoio de 73 dos 78 prefeitos do Espírito Santo. Alguns dos gestores municipais, entretanto, tiveram um protagonismo maior, como é o caso de Euclério Sampaio (União Brasil) e Arnaldinho Borgo (Podemos), na Grande Vitória, e Enivaldo dos Anjos e Daniel Santana (Daniel da Açaí), respetivamente, prefeitos de Cariacica, Vila Velha, Barra de São Francisco e São Mateus.
O apoio de 73 dos 78 prefeitos capixabas surtiu efeito e Renato Casagrande, segundo os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, venceu em 61 municípios capixabas. Já Carlos Manato foi o mais votado em outras 17 cidades. Nos municípios da Grande Vitória, Casagrande saiu vitorioso em seis: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão. Manato vendeu somente em Guarapari.
Neste segundo turno, Euclério Sampaio, por exemplo, pareceu mais um leão, tamanha a força com que ele e seus aliados foram para as ruas de Cariacica e demais cidades pedir votos para Casagrande, que no pleito de domingo (30/10) foi reeleito com 1.171.288 votos, contra 1.006.021 de seu adversário, Carlos Manato (PL).
Os quatro melhores prefeitos da Grande Vitória declaram apoio à reeleição de Casagrande ainda no primeiro turno. Além de Euclério Sampaio e Arnaldinho Borgo, somam-se à dupla os prefeitos da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e Viana, Wanderson Bueno (Podemos). Juntos, eles foram o ‘quarteto fantástico’ da política metropolitana.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, elegeu seu vice, Victor Linhalis (Podemos), para deputado federal com 53.483 votos. Com a força do prefeito, Doutor Victor deixou para trás políticos tradicionais de Vila Velha, o deputado federal Neucimar Fraga (PP) – que teve 39.539 votos e ficou como suplente –, e o ex-prefeito Max Filho (PSDB), que teve 16.822 votos e não foi eleito.
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, ajudou a eleger seu sobrinho, o advogado e ex-vereador de Vitória Mazinho dos Anjos (PSDB) para deputado estadual. Na terra do tio Enivaldo, Mazinho dos Anjos teve 7.041 votos, mais do que os 4.228 obtidos em Vitória.
Euclério Sampaio já havia saído vitorioso no primeiro turno ao eleger seus principais aliados nas eleições para os Legislativos. Conseguiu levar para a Câmara Federal seu amigo de mais de duas décadas e seu ex-secretário de Governo Messias Donato (Republicanos). O prefeito de Cariacica ajudou a eleger também diversos deputados estaduais, dentre eles, seu amigo de mais de 40 anos Marcelo Santos, e seu sobrinho, o vereador Denninho Silva (Vitória/União Brasil). Denninho – que tem reduto na Grande Goiabeiras, na Capital – foi eleito com 25.986 votos, sendo 4.958 só em Cariacica.
Por volta das 18 horas de domingo (30/10), quando a vitória de Renato Casagrande foi consolidada, Euclério Sampaio saiu de casa, em Jardim América, Cariacica, e se dirigiu até o comitê central do governador-candidato. Lá, ele foi recebido também como uma das principais estrelas, sendo cumprimentado por centenas de aliados de Casagrande, que o agradeceram pela liderança com que atuou para a reeleição do governador.
Outro prefeito vencedor é Enivaldo dos Anjos. Renato Casagrande teve 170 mil votos de vantagem sobre Manato e pelo menos 10% deste total vieram de municípios sob forte influência de Enivaldo, como Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Águia Branca, Mantenópolis, Vila Pavão e Alto Rio Novo.
Cidades em que Casagrande foi o mais votado no 2º turno
Afonso Cláudio
Agua Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cariacica
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenco
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibiraçu
Iconha
Itaguaçu
Itarana
Jaguaré
Jeronimo Monteiro
Joao Neiva
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Santa Leopoldina
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Jose do Calcado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
Cidades em que Manato foi o mais votado
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Colatina
Domingos Martins
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itapemirim
Iúna
Linhares
Marataízes
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Maria de Jetibá
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante