Apelidados de ‘quarteto fantástico’, os quatro melhores prefeitos da Grande Vitória declaram apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) nas eleições deste domingo (30/10). Os prefeitos da Serra, Sérgio Vidigal (PDT); Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos); Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil); e Viana, Wanderson Bueno (Podemos), confirmaram, na nesta sexta-feira (28/10). Os gestores fizeram o sinal de 40, número de Casagrande nas urnas, e destacaram o trabalho, o compromisso do atual governador e a importância da continuidade do projeto que investe nos municípios capixabas.
Diferentemente do que este sítio eletrônico informou em postagem anterior, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), não viajou para Guaiaquil, no Equador, para assistir a final da Libertadores entre Flamengo e Atlético Paranaense, que acontece na tarde deste sábado (29/10).
Sérgio Vidigal reforçou seu apoio à reeleição do governador. “Estamos reafirmando o nosso compromisso com o governador Renato Casagrande e vamos trabalhar por quem trabalha pela nossa cidade”, disse.
O prefeito Euclério Sampaio também confirmou que se mantém ao lado de Casagrande: “Renovamos o nosso compromisso com o governador para que tenhamos mais quatro anos de desenvolvimento de Cariacica ”, disse.
O governador Renato Casagrande agradeceu a renovação de apoio dos gestores e garantiu que manterá um governo de diálogo e de parcerias com os prefeitos. “Esse projeto mudou a vida de muitas pessoas com projetos de inclusão e vamos seguir juntos, avançando pelo bem de todo o Estado do Espírito Santo”, declarou.
Resposta evasiva do assessor de Imprensa de Pazolini induz Blog do Elimar Côrtes ao erro
Às 11h26 de sexta-feira (28/10), antes da publicação desta reportagem, o Blog do Elimar Côrtes enviou a seguinte mensagem para o jornalista Felipe Mansur, assessor de Imprensa do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. A demanda, conforme solicitação de Felipe Mansur, foi para o e-mail [email protected]
‘Felipe Mansur
Fui informado que o prefeito Lorenzo Pazolini encontra-se em Guaiaquil, no Equador, para assistir a final da Libertadores entre Flamengo e Atlético Paranaense. A informação procede? Se sim, o prefeito não deveria pedir autorização da Câmara dos Vereadores para uma viagem ai exterior?’.
Às 11h57 da mesma sexta-feira (28/10), Felipe Mansur, assessor do prefeito Pazolini, respondeu a demanda:
Art. 107 O Prefeito e o Vice-Prefeito do Município, sob pena de perda do cargo, não poderão, sem autorização da Câmara Municipal:
I – se afastar do País, quando a ausência exceder a 15 (quinze) dias. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 33/2007)
II – se afastar do Município, por mais de quinze dias.
§ 1º O Prefeito, regularmente licenciado, terá direito a perceber subsídio e a verba de representação, quando:
a) impossibilitado para o exercício do cargo por motivo de doença devidamente comprovada;
b) a serviço ou em representação do Município.
§ 2º Ficam, o Prefeito e o Vice-Prefeito do Município, obrigados a enviar à Câmara Municipal, relatório circunstanciado dos resultados de viagem ao Exterior.
§ 3º O Prefeito Municipal poderá ficar afastado das suas atribuições, sem prejuízo da sua remuneração, durante o período de 30 (trinta) dias, a cada ano. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 53/2014)
§ 4º O Prefeito Municipal comunicará o seu afastamento à Câmara Municipal, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias. (Incluído pela Emenda à Lei Orgânica nº 2/1993)
Como se observa, o assessor de Imprensa Felipe Mansur não respondeu diretamente à pergunta feita por este sítio eletrônico. Devido à falta da resposta, o Blog do Elimar Côrtes enviou às 12h14 da mesma sexta-feira outra indagação ao jornalista da Prefeitura de Vitória: “Obrigado. A Nota, porém, não responde se o prefeito Lorenzo Pazolini se encontra ou não no Equador.”
Até a postagem desta reportagem (13h46 do dia 29/10/2022), o assessor de Imprensa Felipe Mansur, que atende o prefeito Lorenzo Pazolini, não deu retorno.
Neste sábado (29/10), Pazolini participou de um evento no Parque Pianista Manolo Cabral, no bairro Barro Vermelho. Trata-se da “Festa do Dia das Crianças”, promovida pela Associação de moradores do Barro Vermelho e Santa Luíza” e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Ocorre junto com a ação “Tampinhas no Parque”, promovida pela ONG Vira Lata Vira Luxo. Neste evento, o prefeito gravou um vídeo, postado em suas redes sociais, em que ele nega ter ido ao Equador e se diz vítima de “fake news” por conta da primeira postagem neste sítio eletrônico.