O leque de apoio obtido pelo governador Renato Casagrande (PSB) para sua reeleição, que vai da esquerda à direita, passando pelo centro, demonstra que ele é o mais bem preparado para vencer o pleito do dia 30 deste mês, no segundo turno das eleições. O candidato adversário, o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que confessou ter sido integrante da Scuderie Le Cocq – embora negue ter participado de ações criminosas da entidade –, patina no apoio somente da extrema direita. O projeto de Casagrande para continuar desenvolvendo o Espírito Santo reúne apoio de todos os campos ideológicos.
Esse apoio foi confirmado nas urnas pelos capixabas e também em vídeos e manifestações nas redes sociais por parte de lideranças políticas, como os três senadores capixabas: Marcos do Val (Podemos), que transita na direita e no centro; Rose de Freitas (MSB), que tem o mesmo perfil ideológico de Do Val; e Fabiano Contarato, que é do PT. Também tem apoio dos deputados federais Felipe Rigoni (União Brasil) e Da Vitória (PP), que são de partido da direita; Helder Salomão (PT) e Paulo Foletto (PSB), da esquerda; os deputados federais eleitos Gilson Daniel e Victor Linhalis, ambos do Podemos, com atuação mais ao centro; e Jackeline Rocha (PT).
Renato Casagrande tem ainda o apoio da maioria dos deputados estaduais eleitos; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), José Carlos Rizk; do jornalista Philipe Lemos, que foi candidato a deputado federal; dos ex-prefeitos de Vitória Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (Cidadania); de artistas como Caetano Veloso, Elisa Lucinda e Silva; do ex-secretário Nacional de Segurança Pública, o sociólogo Luiz Eduardo Soares; e de 73 dos 78 prefeitos capixabas.
Os apoios em torno do projeto de Renato Casagrande demonstram que é o candidato à reeleição que tem o melhor planejamento para todos os setores do Espírito Santo, de forma a continuar administrando um estado com responsabilidade fiscal, capacidade de investimento e desenvolvimento humano.
“Um governador de verdade dialoga com todos os setores, sem nenhuma distinção, pois o que está em jogo é o futuro dos capixabas. Governei esse Estado nos últimos quatro anos, tendo uma ótima relação com o Governo Federal. E hoje temos dialogo com quem quer que ganhe para Presidente, seja o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), ou ex-presidente Lula (PT), diferente de meu adversário”, ponderou Renato Casagrande, na manhã desta terça-feira (11/10).
“Quem ama o Espírito Santo e Vila Velha está do lado de cá”, diz Arnaldinho Borgo no Encontro de Lideranças com Casagrande
Exemplo de apoio a Renato Casagrande foi dado mais uma vez na noite de segunda-feira (10/10), num encontro que reuniu centenas de lideranças políticas em Jardim Colorado, Vila Velha. O governador, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e os deputados federais eleitos Dr. Vitor Linhalis e Gilson Daniel – os três são do Podemos – realizaram um grande Encontro de Lideranças em Jardim Colorado, que contou também com a presença de vários vereadores do município.
Arnaldinho agradeceu ao governador Casagrande os investimentos recordes do Governo do Estado em Vila Velha e reforçou seu apoio no segundo turno: “Estamos em um só grupo, unido pelo bem do Estado do Espirito Santo. Vamos mostrar a força da verdade, do trabalho e do nosso grupo. Muitos querem lotear o governo, mas quem ama o Estado do Espirito Santo e Vila Velha está do lado de cá. A história está mostrando quem é de verdade e quem é de mentira. Renato Casagrande está fazendo mais de R$ 2 bilhões de investimento para nossa cidade. Investimentos que ninguém jamais teve coragem de fazer, que é acabar com os alagamentos. Vamos combater a guerra, mas levando o amor e a verdade. Esse governo é o melhor do Brasil. Não se acovardem aos ataques sujos que fazem contra o governador. Vamos à luta, pois nós iremos ganhar essa eleição”, declarou Arnaldinho Borgo.
Casagrande agradeceu o apoio e disse que o segundo turno é de comparação de projetos: “A eleição de segundo turno é uma comparação entre dois projetos que estão colocados para a sociedade. São dois projetos e o nosso desenvolve o Espirito Santo com responsabilidade com o dinheiro dos capixabas. Dr. Victor e Arnaldinho falaram dos investimentos que temos para Vila Velha, mas esta fala poderia ser dita por qualquer prefeito, pois temos investimentos em todos os municípios”, disse Casagrande, que reforçou a capacidade de diálogo com quem pensa diferente.
“Já governei no passado com a presidente Dilma Houssef (PT) e agora com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Vocês nunca viram esse Estado se desorganizar, independentemente de quem era o presidente, pois o Espírito Santo está em primeiro lugar”, frisou Casagrande.
Casagrande também falou sobre o risco do Estado voltar para as mãos do crime organizado: “Tiramos esse Estado das mãos do crime organizado, tiramos o Espírito Santo das páginas policiais e transformamos em referência em diversas áreas. O outro projeto (de Carlos Manato), por onde passa arruma confusão, grita com as pessoas, não traz resultado que possa ser lembrado pela sociedade capixaba, além de ter feito parte da Scuderie Le Cocq, um grupo que fez parte do crime organizado”, alertou.
Vice-prefeito de Vila Velha e deputado federal eleito, Dr. Victor também reforçou o apoio ao Governador Casagrande: “Agora temos que dobrar nossa energia, ir para rua, pois temos uma missão que é reeleger nosso governador. Hoje nosso Espirito Santo é reconhecido e isso por conta do nosso governador. E com certeza vai continuar sendo reconhecido através das políticas públicas do Casagrande”, disse Dr Victor.
Outro deputado federal eleito, Gilson Daniel também assegurou o compromisso com a reeleição de Casagrande: “Vim reafirmar meu compromisso e do Podemos com o nosso governador Renato Casagrande. O morador de Vila Velha sabe os investimentos feitos na cidade e sabe também que as obras não podem parar. Nós temos certeza que é só com a reeleição de Casagrande que todas essas obras vão continuar”, disse Gilson Daniel.
(Fotos: Hélio Filho/ES)